Seminário de Pesca do Atum no Ceará acontece nesta segunda (19) e terça-feira (20)

19 de outubro de 2015 - 19:59

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) realizou nesta segunda-feira (19) o 1º Seminário Sobre a Pesca do Atum. Com o tema “Uma Oportunidade Para o Ceará”, a abertura do evento contou com a presença do secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel. que destacou a importância do encontro na construção de um Projeto de Pesca do Atum no Estado. “Em outras ocasiões a Secretaria identificou essa atividade como uma grande oportunidade que não está sendo aproveitada como deveria. Atento a essa oportunidade o Governo do Estado reunimos hoje diversos setores que atuam nessa cadeia, como empresários, especialistas, e representantes de diversos órgãos, para que juntos possamos construir um Projeto para o Estado”, reforçou o Euvaldo Bringel durante a abertura do evento, no auditório da Vice-Governadoria – Palácio Iracema.

 

Presente na solenidade, assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann. lembrou que a pesca do atum, devido a sua grande potencialidade na geração de emprego e renda, passou a ser uma prioridade do Governo do Estado, como parte do Plano de Governo da atual administração, “Os 7 Cearás”. “A pesca do atum é uma atividade bastante intensiva de mão de obra e por conta disso já é suficiente para ser uma estratégia de grande interesse para o Brasil. E esse seminário é um primeiro passo para as autoridades para que possa dá a essa pesca a importância que ela merece, especialmente no Estado do Ceará”, destacou Antônio Balhmann.

 

O encontro prossegue até terça-feira (20) reunindo pescadores, armadores de pesca, representantes de órgãos públicos, comunidade científica e entidades ligadas setor pesqueiro, com o objetivo de levantar informações estratégicas que contribuíam para a construção e consolidação do Plano. O Seminário também é um espaço para discutir os entraves e soluções entre os envolvidos na atividade.

 

“Nós já temos uma tradição na área de pesca, somos um estado destaque na pesca de lagosta, e temos todas as oportunidades para também trabalharmos a pesca de atum. Já identificamos um grande cardume ao longo da costa cearense, contamos com uma das maiores empresas mundial de processamento de atum, então devemos buscar viabilizar essa cadeia”, concluiu Euvaldo Bringel.

 

Durante o segundo dia de evento acontecerão palestras e ao final do dia a apresentação da conclusão da Proposta do Plano de Desenvolvimento da Pesca do Atum no Estado do Ceará. O evento é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca (Codep).

 

 

Confira a Programação

 

Programação – 2º Dia do Evento (20/10/2015)

 

Horário

Atividade

 

08:30 – 09:00

Palestra: Qualidade do Pescado (Atum)

Palestrante: Guelson Batista – Professor efetivo da UFERSA/RN

Presidente da mesa: Antônio Diogo Lustosa Neto, Presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará – AEP

09:00: 09:30

Palestra: Comercialização

Palestrante: Fernando Aguiar Fontes (Setor Comercial)

09:30 – 10:00

Coffe-Break

10:00 – 10:30

Palestra: Certificação de Produtos Pesqueiros.

Palestrante: Liz Cristina – MAPA

10:30 – 11:00

Palestra: Legislação, Controle, Monitoramento e Licenciamento para pesca do Atum.

Palestrante: José Augusto Negreiros Aragão – IBAMA

11:00 – 12:00

Debate

INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 – 16:30

Apresentação da Conclusão da Proposta do Plano de Desenvolvimento da Pesca do Atum no Estado do Ceará – Diogo Lustosa e Fábio Perdigão/FUNECE/IEPRO

Presidente da mesa: Osvaldo Segundo da Costa Filho -Coordenador de Ordenamento e Fiscalização da SEAPA

16:30 – 17:30

Debate Geral

17:30 –

18:00

Palavra do Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará Osmar Baquit: Considerações finais, encaminhamentos e encerramento.

18:00

Degustação do Atum

 

Fotos: Chico Gomes

    

 

 

19.10.2015

 

Assessoria de Imprensa da Seapa
Julyana Silveira (julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3241.0561 – 98874.3322)

Assessoria de Imprensa da SEAPA
Julyana Silveira Campos (julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3241.0561)

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898