Conferências Regionais dos Direitos Humanos, LGBT e Mulheres tem início em Sobral

21 de outubro de 2015 - 17:17

A Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para LGBT, vinculadas ao Gabinete do Governador, em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, realizam a partir deste sábado (24), em Sobral, as Conferências Regionais dos Direitos Humanos, LGBT e Mulheres.

Os encontros serão realizados de forma unificada e têm como tema “Direitos Humanos para todas e todos: Democracia, Participação, Justiça e Igualdade”.

 

Os grupos de trabalho serão divididos por segmentos: Direitos Humanos, Mulheres e LGBT e em cada um deles serão discutidas propostas relativas a cada política pública, como: Afirmação e fortalecimento da democracia; Políticas Intersetoriais, Pacto Federativo, Participação Social e Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência contra a população LGBT e Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades.

Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, Camila Silveira, a realização das conferências regionais é uma oportunidade ímpar de fortalecer as políticas transversais. “Atividades como esta proporcionam a interiorização de ações através da articulação conjunta com os diversos segmentos do Estado. Esse debate amplo e democrático colaborará de forma efetiva com a implementação dos planos das políticas transversais no Estado do Ceará, consolidando políticas públicas com um olhar cada vez mais humanizado”, ressalta.

O coordenador Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, considera que Sobral possui dinâmica ativa de movimentos sociais tendo assim grande importância no fortalecimento da pauta dos direitos humanos. “Temos o desafio de inserir todas as regiões do Estado do Ceará na elaboração e no controle social da política pública de Direitos Humanos. Iniciamos o processo em Sobral porque acreditamos que se trata de um município com fortes referências, seja no poder público, na academia ou na sociedade civil organizada”, conclui.

Narciso Júnior, coordenador estadual de Políticas Públicas para LGBT, destaca que as conferências serão importantes para as discussões sobre temas como diversidade sexual e enfrentamento à homofobia. “As conferências no interior do Estado nos possibilitam mapear os movimentos LGBT, desta forma fortaleceremos as políticas públicas e ampliaremos o diálogo com os movimentos trazendo maior efetividade nas nossas ações”, enfatiza.

A Conferência Regional de Sobral acontecerá neste sábado (24), às 7h30min, no auditório do Centro de Educação a Distância (CED).

Calendário de conferências regionais:

24/10 – Sobral

27/10 – Itapipoca

31/10 – Crato

07/11 – Redenção

13/11 – Aracati

21/11- Fortaleza

 

 

21.10.2015

 

Ana Carolina Carvalho
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos – COPDH
85 3133.3717 / 3133.3717

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898