Pesca do Atum no Ceará é discutida durante 1º Seminário Estadual

21 de outubro de 2015 - 17:34

Construir um Plano de Desenvolvimento da Pesca do Atum no Ceará foi o objetivo do 1º Seminário Sobre a Pesca do Atum – Uma Oportunidade Para o Ceará, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca (Codep) nesta segunda (19) e terça-feira (20). O encontro reuniu durante esses dois dias agentes de diversos setores que atuam na cadeia produtiva do atum, como empresários, comunidade acadêmica e representantes de diversos órgãos estaduais e federais focados no desenvolvimento do setor no Ceará.

 

Após debates e palestras, o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, que presidiu os dois dias do Seminário, finalizou o evento com a apresentação da conclusão da Proposta do Plano de Desenvolvimento da Pesca do Atum no Ceará. Os principais pontos do documento foram: a realização do Diagnóstico do Atum no Ceará, com estudo da produção e áreas de descarga, por exemplo; Capacitação da Mão de Obra da Cadeia Produtiva; Modernização e Adequação da Frota; Infraestrutura para Descarga; Legalização do Setor; Financiamento; Rastreabilidade e Pesquisa.

 

“Foi enriquecedor esses dois de trabalho, estou impressionado com a qualidade e relevância dos assuntos debatidos, das presenças de tantas autoridades no assunto. O foco agora é nos mantermos unidos, nós enquanto Secretaria e todos os participantes do setor, em torno dessa causa. A cadeia do atum não é uma novidade, ela já existe, e viabilizar esses principais pontos debatidos durante o Seminário será fundamental para fazer de fato com que o setor beneficie a todo o Estado. Podem ter certeza que a pesca do atum no Ceará é uma prioridade do Governo do Estado”, destacou Euvaldo Bringel.

 

O Plano de Governo da atual administração, “Os 7 Cearás”, no Eixo “Ceará de Oportunidades, tem como uma das ações prioritárias do primeiro ano de mandato o estimulo da cadeia produtiva da pesca do atum. Daí o título do seminário “Pesca do Atum: Uma Oportunidade Para o Ceará”.

 

Presente na apresentação da Proposta, o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, professor Fábio Perdigão Vasconcelos, reforçou o interesse da Universidade em trabalhar junto a Seapa e agentes envolvidos no Projeto. “A Uece, através do Iepro, está disponível para dá o primeiro passo para iniciarmos esse projeto que é levantar esse diagnóstico da atividade no Estado. Esse diagnóstico não será realizado sozinho e a necessidade dele é para ontem. Esse é o primeiro passo para agirmos de acordo com o tamanho da necessidade que o Projeto exige para ser viabilizado”, concluiu o professor Fábio Perdigão.

 

Também participaram da apresentação o presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará, Antônio Diogo Lustosa Neto, e o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Osvaldo Segundo. A realização do 1º Seminário Sobre a Pesca do Atum – Uma Oportunidade Para o Ceará, contou com apoio da Universidade Estadual do Ceará (Ueec), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa/RN), Superintendência Federal do IBAMA/CE, Instituto de Estudo, Pesquisa e Projeto (Iepro), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Instituto Centec e Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará (AEP-CE).

 

21.10.2015

 

Assessoria de Imprensa da Seapa
Julyana Silveira ( julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3241.0561 – 98874.3322)

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898