Governador dá início a ações da Ciopaer e Raio na Região Norte neste sábado (24)

22 de outubro de 2015 - 19:42

O governador Camilo Santana dá continuidade ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), neste sábado (24), às 9:30 horas, em Sobral, com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral.

RFN7613Em julho, em Juazeiro do Norte, no Interior Sul, o governador deu início à descentralização do policiamento especializado com o início das atividades permanentes da Ciopaer, Raio e do Batalhão de Divisas, no Cariri e, no caso deste último, também nas fronteiras do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O conjunto de medidas integra compromissos de campanha do governador Camilo Santana na área da segurança pública.

Camilo Santana destaca que a interiorização das ações está inserida em contexto de ampla reformulação do sistema de segurança no Ceará. “Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão”.

Com o objetivo de tornar possível a ação permanente da Ciopaer no Interior Norte do Estado, uma nova na base para a Coordenadoria passa a funcionar a partir deste sábado na região. Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na região. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.

As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.

Interiorização da Ciopaer

R21.10.15 009A entrada em operação da base em Sobral representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com aeronaves baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, a Coordenadoria leva mais de uma hora para alcançar o extremo norte do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.

Essa base proporcionará que o tempo resposta da Ciopaer para atendimento, em qualquer ponto do Ceará, caia para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral encontram-se em extremos de nosso Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. A aeronave baseada em Sobral será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atender mais de um milhão de habitantes.

Ampliação do BPRaio

R MG 7589Ao todo, 53 profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), divididos em oito equipes, atuarão na AIS 12, que é parte do Interior Norte. Trinta e três municípios serão beneficiados – Sobral, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Graça, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Ipu, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Alcântara e Meruoca.

A região é a segunda a receber equipes fixas fora as que são baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. Atualmente, o Raio tem, em Fortaleza, 508 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas; e em Juazeiro, 77 policiais, 48 motos e duas viaturas.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação. O treinamento em Quixadá já teve início no último mês de setembro.

Serviço

Solenidades – sábado (24 de julho):

09:30 horas: Apresentação do BPRaio: Praça Coluna da Hora, Travessa Xerex, Sobral.

11 horas: Inauguração Base Ciopaer – Sobral/CE: Rua Mont’Alverne, s/n, setor Hangar, Bairro Derby Clube – Aeroporto Virgílio Távora.


Endereço:

Base Ciopaer e sede do BPRaio – Sobral/CE: Rua Mont’Alverne, s/n, setor Hangar, Bairro Derby Clube – Aeroporto Virgílio Távora.

 

21.10.2015

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898