Porto do Pecém recebe representantes da Secretaria dos Portos

22 de outubro de 2015 - 16:35

Nesta quinta-feira (22), a Cearáportos recebeu a visita de representantes da Secretaria dos Portos – SEP para a apresentação do Projeto Cadeia Logística Inteligente, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento  – PAC, do Governo Federal. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina  – UFSC, o projeto visa organizar o tráfego de caminhões nas áreas próximas aos 16 portos contemplados pelo projeto.

 

De acordo com André Macan, engenheiro civil do Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans, da UFSC, a adequação do trânsito dos caminhões será realizada através da Área de Apoio Logístico Portuário – AALP. O espaço deverá realizar o credenciamento para que a entrada dos veículos no terminal seja autorizada. Além disso, contará com uma estrutura completa para atender às necessidades dos usuários (estacionamento, posto de gasolina, bancos, local para descanso, lanchonetes e oficinas).

 

O Porto do Pecém contribui com a elaboração deste trabalho realizando questionários e disponibilizando as informações solicitadas desde 2012. “O programa foi feito em um formato adaptável às necessidades específicas de cada porto. Nós fizemos uma abrangente pesquisa e elaboramos o projeto a partir desses dados coletados”, pontuou Macan.

 

Atualmente, o Terminal Portuário do Pecém dispõe de uma infraestrutura diferenciada e se destaca tanto no cenário nacional como internacional. “A implantação da AALP será um ponto a mais para o Pecém, pois estaremos oferecendo um serviço que ainda não existe aqui e não é praticado em muitos portos do país. Além disso, sabemos que um local como essa área é uma das demandas dos prestadores de serviço que hoje atuam terminal portuário”, pontuou Fábio Abreu, coordenador de planejamento portuário e logística da Cearáportos.

 

 

22.10.2015

 

Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Cearáportos
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898