Centec oferece workshops e painéis gratuitos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015

26 de outubro de 2015 - 14:50

Dando continuidade à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estará oferecendo de 27 a 29 de outubro, na Assembleia Legislativa, workshops, painéis e exposições que tratam de temas como: divulgação científica, educação ambiental, empreendedorismo na ciência, sustentabilidade, construção de drones e aplicações do arduíno, dentre outros. A programação fará parte também da InfoBrasil 2015, um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e pela Assembleia Legislativa. A abertura oficial acontecerá no dia 27 (terça), às 9h, com o secretário Inácio Arruda falando sobre ?Políticas Públicas em TIC?, e às 11h haverá uma palestra com o Prof. Dr. Francisco Caruso (UFRJ), que falará sobre o tema da SNCT deste ano: ‘Luz, Ciência e Vida’.
 
 
O Instituto Centec promoverá dois painéis com convidados especiais que falarão sobre temáticas relevantes para a ciência e tecnologia do Estado. No dia 28 de outubro, às 9h, a jornalista e mestre em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp), Giselle Soares, fará a moderação de um debate sobre “Divulgação Científica”, que contará com a participação dos professores Marcus Vale (Seara da Ciência) e Hugo Fernandes (Canal Zoa) e do jornalista Flamínio Araripe (Jornal da Ciência).

Sobre o tema, Giselle comenta que existem estudos de percepção pública que apontam o interesse da população pelo conhecimento científico, mas o acesso às inovações e descobertas não é fácil. “Existe um hiato, há bastante tempo, entre a ciência e a sociedade, e as iniciativas de divulgação científica podem despertar não somente o interesse da população, mas também a consciência crítica, promovendo um diálogo entre esses dois atores: ciência e sociedade”, defende.

 

Na quinta-feira (29/10), às 9h, o tema será ?Ciência e Empreendedorismo?, e os convidados são os pesquisadores e empreendedores André Siqueira (Piscis), Roberto Caracas (Bioclone) e Roberto Campos (Autoterm). Eles desenvolveram produtos de inovação tecnológica nas áreas da biotecnologia, fitopatologia e termodinâmica, respectivamente, e tiveram o apoio da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) para dar impulso aos seus empreendimentos. Sueli Vasconcelos, coordenadora da Intece, destaca que o debate será interessante para as pessoas que desenvolvem produtos inovadores, mas encontram  dificuldades para inseri-los no mercado. “É muito comum o pesquisador encontrar diversas barreiras para transformar ou adequar uma descoberta científica em algo mais tangível para o mercado, acessível às pessoas comuns ou à sociedade em geral. E o nosso objetivo é compartilhar a experiência desses três empreendedores e mostrar como uma incubadora de empresas pode ajudar”, informa.

 

 

Workshops gratuitos com vagas limitadas

 

Além dos painéis, professores do Instituto Centec estarão oferecendo durantes os três dias, das 14h às 17h, workshops sobre mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental nas escolas, empreendedorismo, dentre outros. Alguns dos workshops mais esperados são “Conhecendo o arduíno” e “Construindo drones”, com o professor Ailton Façanha, coordenador do Centro Vocacional Técnico (CVTEC) do Centec em São Gonçalo do Amarante, que acontecerão na quarta (28), às 14h e 15h, respectivamente. 

 

 
“Os drones são um assunto novo e muito empolgante, e eu acho que, no futuro, todo mundo vai pilotar o seu próprio drone. Já o arduíno é composto por três elementos: uma placa de hardware, o software, e a parte mais importante: é também uma comunidade com usuários de todo o mundo”, explica. Segundo Ailton, os dois temas são interligados, pois é possível construir drones utilizando o arduíno.
 
 
A professora Jeanete Koch realizará o workshop “Confecção de tijolos de adobe com utilização da macrófita aquática Eichhornia crassipes”. Segundo a docente, os tijolos ecológicos são uma mistura de água, argila e uma alga comum nos açudes cearenses. “Nosso projeto nasceu de um estudo inicial de reúso de água, a partir da macrófita aquática eichhornia crassipes. Como a eichhornia se tornava um rejeito após o tratamento da água, inoculamos esse material de forma inerte a partir de um tijolo de adobe”, explica.  Todos os workshops acontecerão na sala F, 6º andar.
 
 
 
 
Experimentos e exposições no estande
 
 
O estande do Instituto Centec contará com a participação de professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Beberibe e Maracanaú e do CVTEC São Gonçalo do Amarante. O professor Sebastião Erailson apresentará com os alunos um projeto que foi sucesso de visitação na Expocrato 2015: a Casa Sustentável. O projeto demonstra uma residência sustentável, com base em energias renováveis e todas as funcionalidades controladas por um aplicativo de celular.
 
 
O projeto nasceu de um desafio lançado aos alunos pelo professor das disciplinas de Eletrônica Digital e Eletrônica Básica, do curso de Manutenção Industrial. ?A ideia era criar um sistema baseado em microcontroladores que utilizasse a energia solar como fonte principal de abastecimento?, disse Sebastião. O CVT Beberibe apresentará o projeto ?Musicalizando com a Biologia? com um grupo de alunas que criaram paródias musicais para auxiliar no ensino da disciplina. O CVT Maranguape trará para a exposição diversos experimentos de biologia e física como, por exemplo, a visualização de células animal e vegetal no microscópio e experiências com magnetismo e energia. 
 
 
 
 
Confira a programação completa:
 
 
 
DIA 27 DE OUTUBRO
 
STAND – Exposição Casa Sustentável (CENTEC/Fatec Cariri)
 
STAND – Tijolos de Adobe com macrofita aquática (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
STAND – Experimentos de Biologia (CENTEC/CVT Maranguape)

 
SALA –  Workshop “Confecção de tijolos de adobe com utilização da macrófita aquática Eichornia crassipes”. (14h às 15h) Prof. Janete Koch. (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
SALA – Workshop “Recuperações de áreas degradadas”.  (15h às 16h) Prof. Dra. Denise Ursulino (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
SALA – Workshop “Mudanças Climáticas” (16h às 17h) Prof. Dra. Edenise Puerari (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
 
 
 
DIA 28 DE OUTUBRO
 
STAND – Exposição Casa Sustentável (CENTEC/Fatec Cariri)
 
STAND – Apresentação cultural Musicalizando com a biologia (CENTEC/CVT Beberibe)
 
STAND – Experimentos de Matemática (CENTEC/CVT Beberibe)
 
AUDITÓRIO – Painel sobre Divulgação Científica (9h)
 
Painelistas: Prof. Marcus Vale (Seara da Ciência), Prof. Hugo Fernandes (Canal Zoa), Flamínio Araripe (Jornalista). Mediação: Giselle Soares (Unicamp)
 
SALA – Workshop “Conhecendo o Arduíno”. (14h às 15h) Prof. Ailton Façanha (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
SALA – Workshop ?Construindo drones? (15h às 16h) Prof. Ailton Façanha (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
SALA – Workshop Sistemas embarcados na automação: sustentabilidade e economia de água (16h às 17h). Prof. Sebastião Erailson (CENTEC/Fatec Cariri)
 
 
 
 
DIA 29 DE OUTUBRO
 
STAND – Exposição Casa Sustentável (CENTEC/Fatec Cariri)
 
STAND – Experimentos de Biologia (CENTEC/CVT Maranguape)
 
STAND – Jogos pedagógicos em educação ambiental (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
AUDITÓRIO – Painel sobre Ciência e Empreendedorismo (9h)
 
Painelistas: André Siqueira (Piscis), Roberto Caracas (Bioclone), Roberto Campos (Autoterm). Mediação: Sueli Vasconcelos (CENTEC/INTECE)
 
SALA – Workshop Educação ambiental nas escolas (CVTEC São Gonçalo) (14h às 15h) 
 
Prof. Solange Lopes Nogueira (CENTEC/CVTEC São Gonçalo)
 
SALA – Workshop Empreendedorismo e Ideação.  Sueli Vasconcelos (CENTEC/INTECE) (15h às 17h). 
 
 
Serviço:
Programação do Centec na SNCT e Info Brasil 2015
Data: 27, 28 e 29 de outubro
Local: Assembleia Legislativa do Ceará – Anexo 2 (Av. Desembargador Moreira, 2807). 
Mais informações: (85) 3066-7030 / centec@centec.org.br
 
 
 
 
26.10.2015
 
 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
 
 
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
 
 
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará