Com o tema ‘Luz, Ciência e Vida’, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá programação especial no Estado

26 de outubro de 2015

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e a Assembleia Legislativa do Ceará promovem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, que este ano será realizada junto com a 41ª edição da InfoBrasil TI & Telecom. O evento acontece nos dia 27, 28 e 29 de outubro de 2015, das 9h às 21h, no Anexo II da Assembleia Legislativa, com o tema ‘Luz, Ciência e Vida’.

 

O objetivo é popularizar e promover o intercâmbio de conhecimentos, aproximando profissionais, pesquisadores, gestores, empresários e estudantes de diversas instituições e empresas tecnológicas. Nos três dias de evento, são esperados cerca 5 mil visitantes que conferirão as principais novidades na área de TIC.

 

Serão sete seminários com foco nos eixos temáticos: Políticas Públicas em TIC; Games e Mobile; Internet das Coisas; Inovação Tecnológica na Área de Saúde; Robótica e Startups e Empreendedorismo Digital, totalizando mais de 30 palestras, com a participação de 70 especialistas nacionais e internacionais. A programação contará ainda com 17 workshops de capacitação profissional realizados pelo Instituto Centec, Leme Digital, CTI Renato Archer e NextSaúde, projeto apoiado pela Funcap.

 

Na área de exposição, a Secitece está viabilizando a participação do Instituto Centec, Nutec, Funceme, Funcap e das universidades estaduais Uece e Urca, que realizará no local oficinas de réplicas de fósseis comandadas pela equipe do Geopark Araripe. O Planetário Rubens Azevedo ministrará oficinas e atividades de observação solar. Os visitantes também poderão conferir sessões gratuitas do Planetário Móvel de Sobral, instalado no 6º piso da Assembleia.

 

A Secretaria levará ainda o projeto Ciência Itinerante, com demonstrações ao vivo de experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação e a etapa de Fortaleza e Região Metropolitana do Ceará Faz Ciência, com apresentação dos 20 projetos selecionados dos alunos das escolas públicas estaduais e municipais.

 

No espaço InfoBusiness, as startups e empresas inovadoras do Corredores Digitais irão demonstrar seus aplicativos e soluções. Empresas beneficiadas com o programa Tecnova e em editais da Funcap também irão demonstrar os resultados obtidos.

 

A InfoBrasil 2015 é promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Assembleia Legislativa; realizada pelo Instituto InfoBrasil de Inovação Digital (I3D), com patrocínio da Angola Cables Brasil, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e Serpro e organização da Ikone Eventos. Apoiam o evento: CSI Group, iTarget Tecnologia, LinkEvents e Wirelink. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.infobrasil.inf.br

 

Ceará Faz Ciência

Entre todas as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já agendadas, o destaque é a realização de mais uma edição do projeto”Ceará Faz Ciência”, que movimentará o Estado levando feiras e mostras científicas para seis regiões. Com formato itinerante, o projeto selecionará 120 trabalhos científicos ? 20 de cada região ? de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

 

Os trabalhos selecionados serão expostos em seis edições: na capital e Região Metropolitana (Fortaleza) e nos municípios-sede das regiões Norte (Sobral), Inhamuns (Tauá), Sertão Central (Quixeramobim), Litoral Leste (Limoeiro do Norte) e Cariri (Crato). Os melhores trabalhos receberão prêmios como tablets e kits científicos. Em Fortaleza foram inscritos 67 projetos, tendo sido selecionados 20, 14 do ensino médio e seis trabalhos do ensino fundamental. Para as feiras do interior, as inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.sct.ce.gov.br/cfc até o dia 03 de novembro.

 

Alguns critérios, tais como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social serão levados em conta na escolha dos vencedores. As escolas que mais inscreverem projetos receberão um computador, como forma de incentivar a ampliação da pesquisa científica no ambiente escolar.

 

Confira as datas das feiras do projeto Ceará Faz Ciência:

 

27, 28 e 29/10 – Fortaleza (Na abertura da SNCT 2015, dentro da InfoBrasil – Assembleia Legislativa)

13/11 – Tauá (Centro Pastoral)

27/11 – Limoeiro do Norte (Ginásio Coberto)

04/12 – Quixeramobim (Fatec)

11/12 ? Crato (Urca – Campus Pimenta)

19/12 – Sobral (Praça do Patrocínio)

 

 

26.10.2015

 

Emília Augusta
Coordenação de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898