Secretaria da Infraestrutura discute setor energético no Ceará

26 de outubro de 2015 - 22:25

Diante do crescimento significativo da geração de energia renovável e do aumento da demanda de energia no Brasil, a Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA reuniu na tarde desta segunda-feira (26) diversos atores do setor elétrico local, regional e nacional para debater o planejamento e a execução de obras no Ceará. Liderada pelo secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim, a reunião contou com a participação de representantes da EPE, Chesf, ONS, ANEEL, Semace, Fiec, Coelce, Conerge, IPHAN e PGE.

A reunião de trabalho discutiu questões ligadas à construção e ampliação das redes de transmissão e subestações para conexão e escoamento da energia na Rede Básica. “São muitos os fatores que definem a locação de um empreendimento de geração eólica ou solar, mas a impossibilidade de escoar a energia gerada pela Rede Básica é um impeditivo que inviabiliza a realização de empreendimentos, mesmo que as demais condições sejam favoráveis. Precisamos então conhecer os problemas e as necessidades para poder resolver”, ressalta Renato Rolim.

Assim, foram apresentadas no encontro todas as ações e obras realizadas no Ceará pelo ONS, EPE, Chesf, ANEEL e Coelce. “A reunião demonstra o interesse comum de todos os presentes em destravar os projetos e obras necessários para a expansão do setor elétrico no Ceará”, destacou o gerente executivo do Norte-Nordeste do Operador Nacional do Sistema, Saulo Cisneiros.

Depois do diagnóstico, os participantes elegeram prazos e prioridades, que serão acompanhados sistematicamente a cada quatro meses. “Esse é o embrião para a formação do Comitê de Monitoramento de Obras do Setor Elétrico no Estado do Ceará, que contará com a participação de todos esses atores e terá o objetivo de acompanhar e avaliar permanentemente as ações do setor”, afirma o secretário adjunto.

Plano Estadual de Energia em discussão
A reunião reforça os objetivos do Governo do Estado do Ceará em atuar forte para garantir a atratividade de investimentos no Setor Elétrico, com ênfase na cadeia produtiva de energias renováveis. A partir das contribuições técnicas dos vários atores do cenário da energia no Brasil, está sendo elaborado o Plano Estadual de Energia, que visa explorar potenciais e resolver os gargalos do setor no Ceará.

Para consolidar essa proposta de avançar na discussão acerca da política energética no Ceará, o governador do Ceará, Camilo Santana, e representantes de órgãos estaduais, federais e de setores ligados ao setor vão se reunir nesta terça-feira (27), às 09h, no Palácio da Abolição, para conhecer melhor o cenário no Ceará e propor soluções para a viabilização de um plano específico para a energia no estado. Para o secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, “essa é a primeira iniciativa conjunta dos Governos estadual, federal e dos diversos segmentos que fazem parte, ou se relacionam, de alguma forma, com o setor energético. A ideia é pensar de forma efetiva soluções e possibilidades para energia no Ceará. É um momento de se elaborar propostas concretas para fomentar uma política forte para esse importante setor”.

Participarão do encontro representantes das secretarias da Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Ciência Tecnologia e Educação Superior; de órgãos federais como o Ministérios das Minas e Energia, ANEEL, Chesf e Eletronorte; entidades de classe como a FIEC, APRECE, Fecomércio e CDL, além de instituições e empresas ligadas ao setor energético.

26.10.2015

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Camila Rocha – (85) 3216.3763

Foto: Acervo / Seinfra

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 85 3466.4898