Associação Brasileira de Ouvidoria/Ombudsman reúne integrantes para discutir papel de ouvidor

27 de outubro de 2015 - 20:21

 

“O ouvidor é aquele que está preparado para ouvir aqueles que não são ouvidos”, disparou a professora e referência nacional em ouvidoria no Brasil, Adísia Sá, durante a reunião itinerante da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) – Seção Ceará, realizada na manhã desta terça-feira (27), no Auditório da Seplag. Com apoio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), o evento contou com a presença de representantes da associação cearense e ouvidores públicos do Estado e de municípios do Ceará, como Fortaleza, Maranguape e Pacajus.

 

A programação foi aberta com as palavras do presidente da ABO-CE, José Valdo Silva, que destacou o papel desempenhado pelos ouvidores no Estado. Logo em seguida, o secretário adjunto da (CGE), Marconi Lemos, apresentou detalhes da criação e do funcionamento da Ouvidoria Geral do Estado, além de explicar a atuação da Rede de Ouvidores do Ceará, no intuito de fornecer orientações precisas aos cidadãos, o respeito ao prazo de resposta e a classificação das manifestações.

 

Uma das fundadoras da ABO-CE, a jornalista Adísia Sá enfatizou que o ouvidor precisa ser apaixonado pelo o que faz para poder exercer bem a função. “Não se deve fazer nada sem paixão. O ouvidor precisa ter vocação para se dedicar à função”, revelou. Ela também compartilhou as lições que aprendeu durante sua passagem pelo jornal O Povo, no cargo de ombudsman, tornando-se a primeira mulher a assumir a função na imprensa nordestina, em 1994.

 

 

ABO

 

A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman é a instituição que representa os profissionais que exercem a função de Ouvidor/Ombudsman no País. Ela atua no sentido de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre os profissionais, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente.

 

 

27.10.2015

 

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898