Seminário sobre Políticas Públicas em TIC” discutirá o tema “Cidades Conectadas”

27 de outubro de 2015 - 11:31

O tema “Cidades Conectadas”, além de outras iniciativas para o setor será aprofundado na InfoBrasil 2015, durante o seminário Políticas Públicas em TIC, no dia 27/10 (terça), de 9h às 12h, no auditório do anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Entre os participantes do debate estarão o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Francisco José Pontes Ibiapina, o secretário da Secitece, Inácio Arruda e a executiva da Angola Cables, Ana Felicissimo.

Também participam do debate o Coordenador Nacional de Inclusão Digital do Serpro, Antônio Miranda; a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Daniela Costa e o presidente da Etice, Adalberto Pessoa. O moderador será Paulo Mendonça, assessor da presidência do Serpro para a região Nordeste – DIRET/DP/DPFLA.

Cidades conectadas – Lembra daquele dia em que, no meio da rua, você precisou utilizar a internet e não encontrou uma rede sem fio disponível? A ideia é que, num futuro não muito distante, este problema deixe de existir.

Diversas metrópoles espalhadas pelo mundo já dispõem de redes wi-fi livres para uso da população em locais de grande circulação. No Brasil, algumas iniciativas já atendem a esta tendência, como é o caso do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O programa oferece conexão sem fio gratuita através da construção de uma rede de fibras ópticas. Com ele, são ofertadas uma série de aplicativos para os municípios, que são selecionados por meio de chamadas públicas.

O objetivo é modernizar a prestação e o acesso aos serviços públicos, tais como educação, saúde e pagamento de taxas, além de permitir a inclusão digital da população, com oferta de pontos de acesso à internet em espaços públicos – praças, parques, rodoviárias, dentre outros. Também há a disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras.

Na primeira chamada do Cidades Digitais, considerada o projeto-piloto, foram escolhidos 80 municípios em todo o País. Na segunda chamada, foram acrescentadas 262 cidades, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Do projeto piloto, nove cidades prontas são do Ceará: Araripe, Barreira, Brejo Santo, Jaguaruana, Maracanaú, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará. Da segunda chamada, duas cidades cearenses já tiveram as obras iniciadas: Redenção e Santana do Acaraú. A lista com todos os municípios atendidos pelo programa pode ser conferida no link http://www.comunicacoes.gov.br/cidadesdigitais.

Atuação do Serpro – O Ministério das Comunicações conta com o trabalho do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que provê a infraestrutura e o apoio técnico para implantação das soluções do programa. Dentro desta atuação, está a hospedagem em nuvem de soluções para gestão escolar, gestão básica de saúde, ouvidoria e gestão municipal integrada.

Na área de soluções educacionais, a instituição implantou, como piloto, o sistema i-Educar de Gestão Escolar, versão Serpro de solução livre, em três escolas do município de Viçosa do Ceará. “Destacamos profissionais para participar do processo de instalação no local e, em seguida, fornecemos todo o apoio para que as escolas do município realizem uma análise do sistema”, explica o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

O dirigente ressalta a abertura da instituição para municípios interessados em contar com os seus serviços. “O Serpro atende a agenda prevista pelo programa Cidades Digitais, mas como participa ativamente da comunidade, pode auxiliar em outros processos de implantação ou prestar serviços para outros municípios”, complementa Mazoni.

Cinturão estadual – Atualmente, 77 dos 184 municípios do Estado já estão conectados ao Cinturão Digital – maior rede de cabos de fibra óptica do território cearense. Desde a sua implantação pelo governo estadual, há quatro anos, o programa tem possibilitado a execução de projetos tecnológicos nas mais diversas áreas.

Esforços conjuntos entre a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), executora do Cinturão Digital, e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) buscam a ampliação do programa no Estado. Hoje, são 3087km de cabos ópticos, que permitem o acesso à internet de qualidade na capital e interior.

SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS EM TIC – INFOBRASIL 2015

Data: 27 de Outubro

Horário: 8h às 12h

Local: Auditório 6? Andar – Anexo II da Assembleia Legislativa

Entrada franca

Informações: (85) 3261-1111

Informações para a imprensa: (85) 98833-3217 / 98877-9710

 

 

27.10.2015

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898