Ceará Pacífico: agentes de leitura do bairro Vicente Pinzón recebem bicicletas e uniformes nesta quinta-feira (29)

28 de outubro de 2015 - 21:42

Após uma semana de formação no auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), os jovens agentes de leitura do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, darão mais um passo para começar a atender 275 famílias da comunidade com muita leitura, interpretação de texto e literatura. Nesta quinta-feira (29), às 8h, os 11 jovens que fazem parte da nova turma do agentes de leitura receberão bicicletas e uniformes da equipe da Secult. O encontro acontece no Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (CITS) (Rua do Entardecer, nº 160 – Mucuripe).

 

A entrega das bicicletas, com as quais os jovens levarão livros de casa em casa na comunidade, marca uma nova etapa da ação do Governo do Estado do Ceará no Pacto por um Ceará Pacifico. Cada um dos 11 agentes de leitura, selecionados via edital pela Secult, já recebeu um pacote de 65 livros, material didático que será utilizado durante as atividades com a comunidade. As famílias começarão a ser atendidas a partir do mês de novembro, período em que os jovens da própria comunidade levarão o mundo da leitura e da literatura para dentro dos lares do bairro Vicente Pinzón.   

 

O encontro nesta quinta-feira com os agentes de leitura será também um momento de apresentação do projeto para a comunidade. “Eles irão apresentar a ação para que as pessoas saibam como irá acontecer. Farão isso a partir de uma dinâmica com uma história de um livro que escolheram”, explica a coordenadora de Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Mileide Flores.

 

Dentre os benefícios já trazidos pelo programa Agentes de Leitura, que acontece desde 2006, a coordenadora destaca a formação de crianças da comunidade que, após terem contato com o projeto, tornaram-se agentes. “Além da própria comunidade se beneficiar, os jovens agentes também se beneficiam. Muitos deles já conseguiram bons empregos em suas cidades, outros fazem faculdade e tem gente que já fez até mestrado”, comenta.

 

Agentes de Leitura

 

Criado em 2006, o ?Agentes de Leitura? é uma ação do Governo do Estado do Ceará, desenvolvida através da Secretaria da Cultura (Secult), para possibilitar a democratização do acesso ao livro e à leitura, e conta com o apoio financeiro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza ­(Fecop).

 

A ação visa garantir a democratização do acesso ao livro e criar ambientes favoráveis, através dos agentes de leitura, para a formação de leitores em famílias da comunidade do Vicente Pinzón.

 

Integram ainda os objetivos do ?Agentes de Leitura?: desenvolver atividades semanais por meio de empréstimos e rodas de livros; leituras compartilhadas e ‘contação’ de histórias; além de ações integradas com as escolas, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, CRAS e espaços culturais e de lazer existentes na comunidade.

 

As atividades são abertas ao público em geral e desenvolvidas ainda por meio de saraus literários, oficinas de produção textual, leituras dramáticas, atividades artísticas e criação de clubes de leitura na comunidade.

 

Cada agente de leitura do Vivente Pinzón recebeu um total de 65 títulos da literatura mundial. Após a conclusão da ação no bairro de Fortaleza, os livros serão doados a bibliotecas e equipamentos culturais localizados na comunidade.

 

 

28.10.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará do Coordenadoria de  Imprensa
Casa Civil