Internet das Coisas, a nova onda tecnológica,será discutida durante a InfoBrasil 2015

28 de outubro de 2015 - 15:12

Interligação de objetos do mundo real com o mundo virtual. O que antes poderia parecer roteiro de ficção científica, já começa a fazer parte do presente das pessoas. A chamada Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), representa uma nova e importante evolução no uso da internet. A InfoBrasil 2015 dedicará parte de sua programação ao tema com o Seminário “Internet das Coisas”, que acontecerá no dia 28/10 (quarta-feira), das 18h às 21h, na Assembleia Legislativa, 6º andar (Anexo II), reunindo especialistas e consultores para discutir as oportunidades deste novo cenário.

 

O evento contará com a participação do diretor de IoT da Intel, Max Leite, Thales Marçal Vieira Netto (Ministério das Comunicações), Eduardo Prado (Convergência Digital) e Renilton Oliveira (Conjecto).

 

A tendência é apontada como a próxima grande onda tecnológica. As aplicações da IoT vão desde a tecnologia vestível, a exemplo de roupas inteligentes que se adaptam à temperatura ambiente, ao carro conectado, que ajuda o motorista a evitar acidentes e a obter uma melhor experiência no ato de dirigir.

 

No campo público, o conceito de cidade inteligente também é possível com a IoT, que ajudaria as pessoas a fazer melhor uso de recursos públicos, possibilitando ainda alertas em tempo real para controle do tráfego, monitoramento da qualidade do ar, prevenção do crime e na gestão de recursos naturais.

 

Na área de Saúde, a maior oportunidade seria no monitoramento e tratamento das doenças crônicas, complementa Eduardo Prado, consultor de mercado e colunista das mídias Convergência Digital e Saúde Business. “Como exemplo, podemos citar os seguintes dispositivos: uma balança de peso conectada; uma pulseira que rastreia a frequência cardíaca; um espirômetro (para medir capacidade pulmonar) e ainda o monitor de sono”.

 

Amadurecimento – Um relatório da Gartner Group, empresa de consultoria, intitulado “Hype Cycle for Emerging Technologies, 2015” (algo como “O Ciclo de Tendência para Tecnologias Emergentes”) indica que a IoT ainda se encontra na fase de altas expectativas e segue para um processo de amadurecimento nos próximos 5 anos, quando deverá estar mais disponível para todos. “De todo modo, atualmente IoT já abre uma enorme janela de oportunidade para toda a sociedade”, finaliza Renilton.

 

Serviço: Infobrasil 2015 – SeminárioInternet das Coisas

Data: 28/10

Horário: 18h às 21h

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 6º Andar (Anexo II)
Entrada franca. Confira a programação http://www.infobrasil.inf.br/internet-das-coisas

Mais informações: (85) 3261-1111

Informações para a imprensa: (85) 98833-3217 | 98877-9710

 

 

28.10.2015

 

Simplícia Sinibaldi
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 98833.3217 | 98433.4880
simplicia@sct.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898