Mobile Health: Utilização de tecnologias móveis na saúde será discutida durante a InfoBrasil 2015

28 de outubro de 2015 - 15:00

Eleito presidente do Conselho Científico do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã e selecionado como personalidade do mês (junho de 2015) da revista “The Institute”, o prof. PhD. Joel Rodrigues proferirá a conferência de abertura do Seminário Inovação Tecnológica na Área da Saúde, que ocorre na InfoBrasil 2015. A conferência sobre o tema “Mobile Health, utilização de tecnologias móveis na área de saúde” será proferida às 14h, no dia 28/10 (quarta), no auditório do Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

Para o professor e pesquisador, inovações digitais têm transformado os cuidados de saúde de várias maneiras. “As pessoas hoje usam aplicativos de smartphones para monitorar sua saúde e bate-papo on-line com os médicos. No futuro, os sensores em nossos corpos, em nossas roupas, e no interior dos objetos ao nosso redor poderão manter o controle de quase todos os nossos movimentos, transmitindo as informações para centros de dados que podem informar os profissionais de saúde quando algo está errado, em tempo real”.

 

 

E-saúde: vida assistida

 

O termo E-saúde (do inglês E-Health) cobre todas as tecnologias que contribuem para a área da saúde e bem-estar. Desde registros de saúde eletrônicos; telemonitorização, dispositivos que rastreiam as condições do paciente remotamente, aplicativos móveis de saúde e Wearables até sistemas de informação hospitalar.

 

O professor Rodrigues tem um interesse especial em Redes de Sensores sem Fio que são incorporadas na roupa e até mesmo implantados sob a pele. Com essa tecnologia é possível monitorar, continuamente, os sinais vitais do paciente, tais como a pressão arterial, os níveis de glicose, temperatura corporal e frequência respiratória e também criar soluções para atuar sobre os pacientes como a administração automática de medicação.

 

Além de Joel, o dia dedicado à Saúde na InfoBrasil também irá discutir o incentivo à pesquisa, soluções e infraestrutura de interoperabilidade para o SUS, gestão inteligente do sistema de saúde e as novas tecnologias como Mobile Health, durante o II Encontro de Gestores de TI da Área de Saúde com a presença de Sergio Correa e Rodrigo Franco (Datasus) e do Workshop NextSaúde, com os Prof. Dr Prof. Dr. Anilton Garcia (UFES), Paulo Cunha (UFPE) e Sergio Lifschitz (PUC-Rio), moderado por Mauro Oliveira.

 

Serviço: Infobrasil 2015 – Seminário Inovação Tecnológica em Saúde

Data: 28/10/2015
Hora: 9 às 18 horas
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 6º andar (AnexoII)
Entrada franca. Confira http://www.infobrasil.inf.br/pagina/inovacao-tecnologica-na-area-de-saude
Mais informações: (85) 3261-1111

 

Informações para a imprensa: (85) 98833-3217 | 98877-9710

 

 

28.10.2015

 

Simplícia Sinibaldi
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 98833.3217 | 98433.4880
simplicia@sct.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898