Governador e ministro da Educação visitam escola mais bem colocada do Estado no Enem 2014

29 de outubro de 2015 - 00:12

Como segundo compromisso de um dia inteiro dedicado à Educação, na tarde desta quarta-feira (28), o governador Camilo Santana, decidiu levar o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para conhecer de perto a instituição pública mais bem colocada no Ceará no Enem 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP). O ministro visitou as dependências, descobriu a metodologia, cumprimentou os profissionais, e, principalmente, os protagonistas desta conquista na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, distante 125 quilômetros de Fortaleza.

 

Para o governador, se deslocar até a cidade para apresentar a escola ao ministro Mercadante é reconhecer o esforço de ações realizadas pelos profissionais do Estado com os alunos do ensino público. “Esta visita é exatamente um reconhecimento do Governo aos corpos docente e discente da escola pelo mérito na área educacional, trazendo até aqui o 6ministro da Educação. Hoje, Itapajé tem um destaque no Brasil pelo 11º lugar do Ideb, se tornando referência no país. Vocês são um orgulho para o Ceará”, parabenizou.

 

O ministro agradeceu a recepção e reforçou que visitar o Ceará é motivo de orgulho, pois há um compromisso de todos na área da educação. “Temos hoje no Brasil 210 mil unidades de ensino, 50 milhões de estudantes e dois milhões de professores, e essa é uma escola que chamou nossa atenção. Dá orgulho de vir aqui no Ceará e conhecer lugares como este. Saibam que quem estuda escolhe o que vai ser na vida. Quem não estuda é escolhido ou não. Portanto, estudem e escolham”, enfatizou.

 

4De acordo com a diretora Silvandira Mesquita, o papel do Estado tem sido excepcional no auxílio do aprendizado dos alunos e isso ajuda nos bons resultados da escola. “Quero agradecer o ministro e o governador por visitarem nossa unidade para prestigiarem e valorizarem nossa Educação. Dar continuidade a um projeto tão acertado de escola profissional, que tem feito diferença no estado, é se preocupar com a evolução de jovens que se dedicam e esperam um futuro promissor. São reconhecimentos como esses que nos estimulam a querer buscar cada vez mais excelência”, salientou.

 

1A estudante do 2º ano de contabilidade, Caroline Brioso, de 16 anos, disse que se sente orgulhosa de fazer parte de uma equipe tão dedicada. “Esse reconhecimento é uma conquista de todos que fazem essa família: alunos, ex-alunos, direção, coordenação, professores, vigilantes, cozinheiros, serviços gerais. Parabenizo o governo pela implantação de escolas profissionais no Estado e por reconhecer nosso mérito, não só investindo – mas também visitando e entendendo nossa rotina”, pontuou.

 

 

Investimento e Projetos

Na ocasião, Camilo Santana lembrou que o investimento na Educação reflete na melhoria de outras áreas e isso deve ser pauta constante do Governo. “Acreditamos que o único caminho para construir uma sociedade mais justa, para dar oportunidades às pessoas, é a educação. Quando se investe nessa área resolvemos problemas de segurança, saúde, drogas e tantos outros. Não é à toa que temos uma vice-governadora que dedicou anos nesta área e me auxilia a governar o Estado. Podem ficar certos de que o ministro está encantado com a escola”, comunicou.

 

Em seu discurso, Camilo lembrou ainda de um compromisso de campanha, de incentivo aos alunos que estudam fora da cidade de origem. “Muitos alunos de escolas públicas que passam para as universidades fora de sua cidade, muitas vezes de famílias de baixa renda, têm dificuldade de se manter. O Governo Federal tem vários programas para atender a esse público. Mas o que eu assumi é que, a partir do resultado do ENEM 2015, nos seis primeiros meses, esses estudantes receberão uma bolsa de um salário mínimo para se manterem na cidade”, anunciou.

 

O governador destacou ainda o investimento em educação realizado pelo Governo do Estado nos últimos anos. “Nós não tínhamos nenhuma escola de ensino profissional no Ceará. Hoje já são 111 escolas e mais 22 serão liberadas pelo MEC. E essa escola, em particular, já vai receber uma nova sede, que está em fase de conclusão. Em dezembro devo retornar ao município para fazer a entrega do novo prédio”, disse.

 

Durante a visita, o ministro anunciou para os alunos o lançamento de um novo programa voltado para o Enem, que será implantado pelo Mec em 2016. “Com o novo programa, implantaremos todos os dias na TV Escola uma hora dedicada ao Enem; faremos um jornal informando as melhores instituições de ensino superior do país; disponibilizaremos no site do MEC mais de 3 mil exercícios, para auxiliar o estudante; todo terceiro domingo do mês aplicaremos um exame, que resultará no diagnóstico do aluno e um guia de estudos. Saibam que quando anunciar este programa em Brasília vou falar que lancei aqui na escola Adriano Nobre, no interior do Ceará. O Brasil inteiro ouvirá falar da escola”, informou.

 

A visita contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar; o secretário da Educação, Maurício Holanda; o prefeito do município, Ciro Braga, além de prefeitos, profissionais da área educacional e lideranças políticas e comunitárias.

 

Fotos: Marcos Studart

 

 

28.10.2015

 

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898