No Dia do Livro, Secult entrega bicicletas e uniformes para agentes de leitura do Vicente Pinzón

29 de outubro de 2015 - 21:03

Hoje, 29 de outubro, Dia do Livro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizou a entrega das bicicletas e dos uniformes que serão usados pelos agentes de leitura que atuarão no Vicente Pinzón. A solenidade aconteceu no Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (CITS) e contou com a presença dos 11 novos agentes de leitura, familiares, equipe da Secult e estudantes do bairro.

 

Após uma semana de formação no auditório da Secult e tendo recebido o material de trabalho, os jovens Agentes de Leitura darão mais um passo para começar a atender 275 famílias da comunidade com muita leitura, interpretação de texto e literatura. “Esta é uma das três ações que a Secult está realizando no Vicente Pinzón, dentro do Pacto Por Um Ceará Pacífico”, destacou o secretário da Cultura Guilherme Sampaio, lembrando que a Secretaria também está realizando o Mapeamento Cultural, que detecta os movimentos e potenciais artísticos da área, e o Menu Cultural, que oferece uma programação permanente de shows, espetáculos e visitas aos equipamentos da Secult para crianças e jovens da região.

 

A entrega das bicicletas, com as quais os jovens levarão livros de casa em casa na comunidade, marca uma nova etapa da ação do Governo do Estado do Ceará no Pacto por um Ceará Pacifico. Cada um dos 11 agentes de leitura, selecionados via edital pela Secult, já recebeu um pacote de 65 livros, material didático que será utilizado durante as atividades com a comunidade. As famílias começarão a ser atendidas a partir do mês de novembro, período em que os jovens da própria comunidade levarão o mundo da leitura e da literatura para dentro dos lares do bairro Vicente Pinzon.   

 

Agentes de Leitura

Criado em 2006, o “Agentes de Leitura” é uma ação do Governo do Estado do Ceará Estado, desenvolvida através da Secretaria da Cultura (Secult), para possibilitar a democratização do acesso ao livro e à leitura, e conta com o apoio financeiro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza ­(FECOP).

 

A ação visa garantir a democratização do acesso ao livro e criar ambientes favoráveis, através dos agentes de leitura, para a formação de leitores em famílias da comunidade do Vicente Pinzon.

 

Integram ainda os objetivos do “Agentes de Leitura”: desenvolver atividades semanais por meio de empréstimos e rodas de livros; leituras compartilhadas e contação de histórias; além de ações integradas com as escolas, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, CRAS e espaços culturais e de lazer existentes na comunidade.

 

As atividades são abertas ao público em geral e desenvolvidas ainda por meio de saraus literários, oficinas de produção textual, leituras dramáticas, atividades artísticas e criação de clubes de leitura na comunidade.

 

 
Cada agente de leitura do Vivente Pinzon recebeu um total de 65 títulos da literatura mundial. Após a conclusão da ação no bairro de Fortaleza, os livros serão doados a bibliotecas e equipamentos culturais localizados na comunidade.

 

 

29.10.2015

 

Assessoria de imprensa da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898