Estomaterapia melhora a vida de pacientes no Hospital César Cals

3 de novembro de 2015 - 17:18

Eurico Cezário de Oliveira, aposentado de 79 anos, desde o dia 11 de junho recebe tratamento no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará. Ele é paciente do serviço de urologia. Recebe os cuidados da equipe de estomaterapia, responsável pelo acompanhamento de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

 

Semanalmente, Eurico Cezário, que passou por uma cirurgia de próstata em agosto de 2014, vai ao ambulatório do Hospital César Cals para a sessão de estomaterapia para tratamento de dilatação e eletroestimulação. Ele tem problemas de retenção urinária por conta de uma estenose uretral, que é um estreitamento de um segmento da uretra, que pode resultar em diminuição ou mesmo interrupção completa do fluxo urinário, podendo acarretar uma série de complicações.

 

“Antes do tratamento, eu chegava a acordar umas 25 vezes, toda noite, para ir ao banheiro”, relata. Atualmente, esse número caiu para mais da metade”. Com a continuidade, seu Eurico voltará a ter noites totalmente tranquilas e normais. Além do tratamento, o paciente recebe ainda orientações sobre a ingestão de líquidos e alimentação.

 

De acordo com Ricardo de Oliveira Lima, enfermeiro estomaterapeuta, o tratamento proporciona ao paciente mais qualidade de vida, conforto na hora de dormir e evita outros problemas causados pela interrupção do sono, várias vezes, durante a noite, como cansaço excessivo, estresse e problemas orgânicos, como dor de cabeça constante. Com o acompanhamento, para os pacientes que apresentam o mesmo diagnóstico, haverá uma melhora no fluxo urinário, podendo levar uma vida normal e mais confortável durante o sono. O atendimento ambulatorial é realizado de segunda a quinta-feira. Por mês, são atendidos, em média, 280 pacientes, em todos os segmentos de atuação da estomaterapia.

 

 

03.11.2015

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br/ 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil