12ª edição do Fórum Regulação e Cidadania debaterá sobre energias renováveis

4 de novembro de 2015 - 20:22

Com o propósito de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante ao caráter informativo/educativo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, realizará amanhã, dia 5 de novembro, a décima segunda edição do Fórum Regulação e Cidadania, em 2015. Abordando a temática de “Energias renováveis – Geração distribuída”, o fórum acontecerá das 15h às 17h, no auditório da Agência cearense, localizado na Avenida Santos Dumont, 1789, edifício Potenza, 2º andar.

 

Conforme o assessor do conselho diretor da Arce, Sérgio Miranda, as discussões do evento buscarão pontuar os prós e contras sobre a descentralização da geração de energia no Estado do Ceará, associando o tema ao número crescente de geradoras de energias eólica e solar, o que aumenta a possibilidade de utilização destas fontes energéticas sustentáveis para uso domiciliar e industrial. “Exemplo disto, é a usina solar de Tauá, que possui 4.680 painéis fotovoltaicos, instalados em área equivalente a dez piscinas olímpicas, sendo capaz de abastecer 1.500 famílias”, complementa Miranda.

 

Para tratar deste tema, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, representada pelo assessor e coordenador do núcleo de energia do órgão, Jurandir Picanço, ministrará palestra que abordará “A visão do mercado”. Logo em seguida, o coordenador de energia da Arce, Eugênio Bittencourt, apresentaráa visão do ente regulador, em palestra ministrada juntamente com o analista de regulação da Agência, Hugo Oliveira. Ainda conforme Sérgio Miranda, é de suma importância a participação social, pois esta será mais uma oportunidade do ente regulador se aproximar do público cearense e compartilhar temas de interesse social. Os interessados podem confirmar presença no próprio local do evento ou pelo telefone da Ouvidoria, cujo número é (85) 3101-1024 ou, ainda, por meio do endereço eletrônico forum@arce.ce.gov.br.

 

A instalação oficial do Fórum Regulação e Cidadania, que tem caráter permanente, se deu em março de 2012 e, de lá para cá, já aconteceram onze edições. A primeira edição de 2015 aconteceu em abril e foi norteada pelo tema “Regulação – Noções Básicas, Atuação da Agência e Aspectos Legais”, ocasião em que os participantes tiveram a oportunidade de entender o papel da Arce na regulação dos serviços públicos do Estado do Ceará. O evento tem como público-alvo pessoas e entidades que, direta ou indiretamente, possam tornar-se difusores das práticas regulatórias. A 13ª edição do evento está prevista para acontecer ainda este ano, em dezembro, com tema relacionado a área de saneamento básico.

 

04.11.2015

 

Assessoria de Imprensa da ARCE
Angélica Martins
angelica.martins@arce.ce.gov.br / (85) 3101-1020

 
Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898