Porto do Pecém realiza workshop de Gestão Portuária promovido por Rotterdam

4 de novembro de 2015 - 18:14

A semana na Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) está sendo de troca de experiências e aprendizado para os colaboradores.  Os representantes internacionais do Porto de Rotterdam, Duna Gondim Uribe, Peter de Langen, Niels Jassen e Carlos Zepeda, realizam workshop de Gestão Portuária no Porto do Pecém. O curso acontece de maneira interativa e aborda temas como visão portuária, análise de mercado para diferentes segmentos de cargas, sinergia entre porto e indústria, planejamento da área, desenvolvimento de infraestrutura.

 

O curso, até 2013, era promovido uma vez ao ano em Rotterdam, para 15 convidados de todos os portos do mundo. Desde o ano passado um novo formato foi adotado e o curso passou a ser realizado nos próprios portos, com um programa adaptado às necessidades específicas de cada um. “O nosso principal objetivo é mostrar como medidas de gestão portuária mais eficientes podem ser executadas, seguindo modelo utilizado hoje em Rotterdam, mas de acordo com a realidade de cada porto”, declarou Duna Gondim, representante internacional do Porto de Rotterdam.  

 

Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, declarou que  este momento, de compartilhar experiências com um dos maiores portos do mundo,  é um marco na história do Porto do Pecém. “Este curso nos dará uma ampla visão de como utilizar de maneira mais efetiva a infraestrutura não só do terminal portuário, mas do  Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para atrair mais investimentos para o Estado”, finalizou.

 

Para  Angelo Modolo, engenheiro  de operações portuárias da Cearáportos, participar deste workshop promovido pelo Porto de Rotterdam está sendo muito proveitoso para seu crescimento profissional e irá auxiliar nas atividades que realiza no porto. “Os debates tem sido extremamente frutíferos e produzido um aprendizado valioso para mim e, também, para o desenvolvimento do terminal”, disse Angelo. Ao todo 15 colaboradores da Cearáportos estão participando do workshop, incluindo  a diretoria da companhia, que acontece até sexta-feira (6 de novembro), no Terminal Portuário do Pecém.

 

 

04.11.2015

 

Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Companhia de Integração Portuária do Ceará
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

 

Ana Martins
Gestora de Célula/Monitoramento

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / (85) 3466.4898