Dia Nacional da Cultura: Secult empossa novo Conselho Estadual de Política Cultural

5 de novembro de 2015 - 18:04

 

Em solenidade no Theatro José de Alencar, que marcou, nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional da Cultura, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, deu posse aos 40 novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado do Ceará. Em seu discurso, precedido por apresentações artísticas de várias linguagens, o secretário RIMG 9792reafirmou o compromisso do Governo, por meio da Pasta, de fazer uma administração democrática na área, abrindo espaços, como o Conselho, para a participação efetiva dos protagonistas deste importante setor na política pública para a cultura.

         

“Ao contrário de outros campos de política pública, na Cultura, a parceria na execução de ações com a sociedade é um princípio básico de sua pertinência. Deve ser a sociedade, majoritariamente, a protagonista do processo criativo”, ressaltou. O secretário também ressaltou o verdadeiro papel do Executivo neste campo: “Nossa razão de ser está em favorecer, em dar vazão e estímulo à livre manifestação do fértil espírito criativo do nosso povo e proteger e preservar suas expressões materiais e imateriais”.

RIMG 9891Ainda em sua fala, o secretário fez um balanço das ações da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará nestes primeiros dez meses de governo. Mesmo enfrentando restrições orçamentárias do momento, lembrou ele, foram dadas pelo governador Camilo Santana as ordens de serviço, restauro e reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, do Centro Cultural do Bom Jardim e do Arquivo Público. No próximo dia 18 de dezembro, Dia do Museólogo, será a vez do Museu do Ceará, que será sucedida pelo Museu da Imagem e do Som.

“Comprometidos com uma presença maior da política cultural em todas as regiões do Estado, estaremos, nos próximos meses, inaugurando os dois primeiros centros culturais do Interior: o Centro de Arte e Cultura Popular e Memorial Cego Aderaldo, na região dos Sertões de Quixeramobim, e a Vila da Música, no Crato”, disse Guilherme, informando ainda que, nestas cidades e em Sobral serão instalados, simultaneamente, os primeiros escritórios regionais da Secult.

O gestor encerrou reafirmando aos novos conselheiros, presentes à solenidade, o papel estratégico que cada um dos 40 deles passa a exercer, num momento histórico para o campo da cultura no Ceará. “A depender de nossos esforços, esta constituir-se-á em grande oportunidade e marco evolutivo na política cultural do Estado. Vocês representam o talento, a tradição e a história, a inventividade, os afetos, representam os nossos artistas, a parte mais sensível do nosso povo”, concluiu. 

 

Muita arte no Dia da Cultura

RIMG 9785De emocionar o público! É o que podemos falar da Solenidade em comemoração ao dia Nacional da Cultura. Recebido ao som de aquarela do Brasil, executada pela Orquestra de Sanfonas do Ceará, seguida pelo balé Hugo Bianchi, o público conferiu um pouquinho das atrações que estarão se apresentando durante toda esta quinta-feira nos diversos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), levando o melhor da música, dança, artes cênicas, circo, fotografia, literatura e muito mais aos cearenses.

Na ocasião, foram empossados os novos 40 integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural, em sua formação completa, de acordo com a nova legislação sobre o colegiado (lei 15.552/2014), que passa a ter, além de caráter consultivo, também poder deliberativo e normativo sobre ações da política cultural do Estado. Para saudar os novos integrantes e o público em geral foram convidados a bailarina Silvia Moura e o ator e dramaturgo, Ilclemar Nunes, que falaram com emoção sobre a data e sobre o CEPC. “Estou emocionada por estar aqui dando posse ao RIMG 9779Conselho. Que ele consiga junto da gestão estadual construir políticas culturais fortes e que cheguem aos diversos locais do Estado e das cidades, levando a arte para todos os lugares”, ressaltou Silvia Moura.

A celebração da arte e da cultura trouxe ao mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses, o Theatro José de Alencar, artistas de diversas linguagens que já passaram por lá, entre eles o bailarino Hugo Bianchi, representando todas as linguagens que hoje fazem parte do Conselho Estadual. Este momento histórico foi brindado ainda com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, do vice-presidente da OAB, Ricardo Barcelar, do presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Assembléia Legislativa, Goni Arruda, além dos secretários adjunto da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos e da secretária executiva, Ana Maria de Carvalho Fontenele.

Programação

Uma das mais emblemáticas formações musicais de nosso Estado, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) executou ao final da solenidade composições de autores cearenses. A programação em comemoração ao Dia Nacional da Cultura continua, no turno da tarde, com as visitações abertas às exposições: “Ademir me ensinou a ver o Mar”, na Galeria Ramos Cotoco no TJA (até o dia 9/11),”Versus” e “Mostra da Gravura Brasileira”, no Sobrado Dr. José Lourenço (até o dia 28/11).

Já pela noite, sobe ao palco do Teatro Carlos Câmara a Orquestra Popular do Nordeste, às 19h, em única apresentação gratuita. A peça “As Bondosas” será exibida no Cineteatro São Luiz, às 19h, e no mesmo horário, na Escola Porto Iracema das Artes, João Cândido Portinari proferirá palestra sobre o artista brasileiro Cândido Portinari. Às 20h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta o Quinta com Dança, trazendo a Cia. Vidança, pela Temporada de Arte Cearense. Participe.

 

Veja a relação dos integrantes do Novo Conselho

 

 

Fotos: Felipe Abud

 

05.11.2015

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898