Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas realiza caravana pelo Interior do Ceará

5 de novembro de 2015 - 18:47

Nove municípios cearenses serão contemplados com a presença da Caravana na Trilha da Cidadania, iniciativa efetivada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). A ação terá início na próxima sexta-feira (6), em Aracati, beneficiando, ainda, diversos outros municípios do litoral Leste do Ceará.

 

A caravana tem como objetivo a divulgação das ações desenvolvidas pela SPD nos eixos da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, acolhimento e tratamento de dependentes químicos e reinserção social e profissional. A ação também contempla a articulação e mobilização municipal para a efetivação da Política Estadual e Local sobre Drogas, bem como o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad).

 

A programação tem como uma das principais iniciativas a apresentação do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD, que inclui programas intersetoriais e direcionados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias nas áreas urbanas e rurais de todas as regiões do Ceará.

 

A caravana também conta com a participação de uma das unidades móveis da Secretaria. A pasta dispõe de dois veículos estrategicamente projetados para oferecer espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido a uso de drogas e/ou por ter um caso na família que precise de cuidados especiais.

 

Está prevista, ainda, a divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’, ferramenta acessível por telefone celular desenvolvida pela SPD para proporcionar o acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados pela pasta, em especial a Rede de Prevenção Psicossocial. A caravana também contemplará a realização de apresentações culturais diversas.

 

Em Aracati, as atividades acontecerão na sexta-feira, 6, no horário das nove ao meio-dia, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), – localizado na Rua Teófilo Pinto, 200, bairro Farias Brito. Além de representantes da comunidade aracatiense, a caravana deverá contar com a participação de pessoas provenientes dos municípios vizinhos de Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré, Russas e Icapuí, abrangendo toda a população do litoral Leste do Ceará.

 

Além de Aracati, são as seguintes as cidades contempladas com a presença da Caravana na Trilha da Cidadania este mês, por ordem de visitação: Caucaia (10/11), Barbalha e Juazeiro do Norte (17/11), Iguatu (20/11), Crateús e Quixeramobim (24/11), Sobral (26/11) e Camocim (27/11).

05.11.2015
 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com

 

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretarias

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898