Abatedouros fiscalizados na Operação Linha Vermelha já iniciaram regularização junto à Semace

10 de novembro de 2015

Três abatedouros de animais vistoriados e notificados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) durante a Operação Linha Vermelha, realizada nos meses de setembro e outubro, já buscaram a autarquia para regularizarem sua situação ambiental. A maioria do 27 estabelecimentos fiscalizados apresentaram irregularidades no tocante à falta de licenciamento, disposição inadequada dos resíduos e/ou poluição.

 

O município de Frecheirinha foi o primeiro a obter sua licença de operação legalizando o funcionamento do seu matadouro público. O documento foi emitido na última segunda-feira (9), após a Gerência de Controle Ambiental (Gecon) da Semace realizar vistoria no local e constatar que o espaço está atendendo às normas vigentes. Os outros dois abatedouros que já solicitaram regularização na Superintendência são os de Forquilha e Hidrolândia.

 

Um equipamento desse tipo para funcionar deve atender alguns padrões estipulados pela legislação. No processo de licenciamento ambiental é analisado se ele está localizado fora de centros urbanos, é possuidor de estrutura que evite a contaminação do solo e dos recursos hídricos, contém equipamentos que não gerem maus tratos aos animais, entre outros.

 

 

Operação Linha Vermelha

 

Teve como finalidade fiscalizar abatedouros e matadouros públicos e privados nos 29 municípios da macrorregião Sobral/Ibiapaba. Ao todo, 27 estabelecimentos foram fiscalizados, o que resultou no embargo de oito, na emissão de 18 autos de infração e cinco notificações.

 

 

10.11.2015

Fhilipe Augusto
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente

Alberto Perdigão
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
(85) 3101-5554/ 98852-6642
comunicacao@semace.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula/Monitoramento

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898