EEEP de Bela Cruz concorre ao título de Destaque da Região Nordeste

10 de novembro de 2015 - 18:14

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, localizada em Bela Cruz, foi selecionada Escola Destaque, em nível estadual, por meio do Prêmio Gestão Escolar 2015. Agora a EEEP segue para a etapa regional, a penúltima da premiação,  quando serão  escolhidas cinco escolas, sendo uma de cada região geográfica do Brasil, denominadas Destaques Regionais, e mais cinco escolas como suplentes de cada região. Na sequência, irão concorrer em nacional, ao título de Escola Referência Brasil. A EEEP Júlio França receberá certificado de Escola Destaque Estadual e será agraciada com as premiações previstas no regulamento. A Escola de Ensino Fundamental e Médio de Campos Sales foi a segunda colocada.

Em nível estadual, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, e a Escola de Ensino Fundamental Josué Honório de Almeida, da rede municipal de Tauá também ficaram entre as finalistas do Prêmio Gestão Escolar.

Conforme a diretora da Escola Profissional de Bela Cruz, Girliane Teixeira, na filosofia de gestão da escola a educação acontece através do exemplo, do trabalho, da delegação planejada, descentralização e pedagogia da presença com atividades de cunho pedagógico e científico, voltadas à realidade de sua clientela. “Os alunos são convidados a serem corresponsáveis por seu aprendizado, uma vez que se privilegia o trabalho coletivo, a contextualização e a transdisciplinaridade, tendo como norte os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser – explica.

Girliane credita o sucesso da gestão a uma proposta pedagógica interdisciplinar e organizada em torno dos quatro eixos trabalho, tecnologia, ciência e cultura. “Toda essa organização de trabalho tem produzido resultados satisfatórios que são comprovados pelos índices crescentes em avaliações externas como SPAECE e ENEM”, enfatiza.

A EEEP também ganhou dois dos oito prêmios conquistados pelo Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF). A iniciativa foi realizada nos Estados Unidos, em maio passado. A EEEP Júlio França integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú.

Para o núcleo gestor da EEEP, o Prêmio Gestão é uma ferramenta de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas. A equipe escolar resolveu participar no intuito de perceber sua prática, dinamizar e reconstruir aspectos do ambiente escolar.

Prêmio Gestão Escolar 2015

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e objetiva estimular a melhoria da gestão das escolas públicas garantindo, desta forma, mais qualidade na educação.

O PGE é realizado em quatro etapas de avaliação: 1 – Comitês locais (Credes);  1 – Comitês Estaduais; 3 – Comitês Regionais e 4 –  Comite Nacional – seleção de escolas que concorrerão, em âmbito nacional, ao título de Escola Referência Brasil.

10.11.2015

Jacqueline Cavalcante
Assessoria de Imprensa da Seduc
3101.3972 / 9 – 8845.5185

Ana Martins
Gestora de Célula/Monitoramento

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898