Estado do Ceará adere ao Qualiágua da Agência Nacional de Águas

10 de novembro de 2015 - 20:04

O Ceará passará a compor o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua). Nos dias 3 e 4 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de um encontro com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), oportunidade em que foi discutido um plano de metas para o Estado cumprir junto ao Qualiágua.

Na ocasião, ficou decidido que, após a assinatura de um contrato, a Semace passará a monitorar 49 pontos no Ceará da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA). O acordo terá vigência de cinco anos. Atualmente, a autarquia já realiza um trabalho similar ao acompanhar a qualidade de 120 trechos, através do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos.

O Qualiágua estabelece metas mínimas a serem cumpridas por três grupos de unidades da Federação. O Ceará, ao lado do Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, integra o grupo cujas metas são mais exigentes por já operar redes de qualidade de água que possuem potencial imediato para expansão.

A ANA premiará os estados que atingirem suas metas de padronização dos critérios e métodos de monitoramento de qualidade de água no Brasil. A finalidade da Agência é tornar essas informações comparáveis em nível nacional . Há também um esforço para alcançar padronização, capacitação e melhoria das práticas de laboratório, visando melhorar a qualidade do dado e do conteúdo gerado.

A certificação das metas será realizada duas vezes por ano para as metas de monitoramento e uma vez ao ano para das metas estruturantes. O prêmio é calculado considerando um valor unitário por ponto da RNQA de R$ 1.100. O não atingimento das metas estruturantes podem levar a descontos no prêmio pago pelas metas de monitoramento do semestre em questão.

10.11.2015

Assessoria de Imprensa da Semace
Philipe Augusto / comunicacao@semace.ce.gov.br
85 3101.5554 / 85 8605.9501

Sabrina Lima
Gestora de Célula

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / Civilcomunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898