CGE inicia autoavaliação baseado em modelo internacional de controle interno

11 de novembro de 2015 - 19:24

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou esta semana o processo de autoavaliação das atividades do órgão baseado no Modelo de Avaliação da Capacidade de Auditoria Interna no Setor Público (IA-CM), desenvolvido pela consultora Elizabeth MacRae e publicado pela Institute of Internal Auditors (Instituto de Auditores Internos), organismo internacional que congrega profissionais de auditoria interna no mundo inteiro. Aqui no Brasil, o modelo é adotado pelo Banco Mundial e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para  apoiar o processo de desenvolvimento dos diversos órgãos de controle interno do sistema público brasileiro.

Nesta terça-feira (10), a metodologia do modelo foi apresentada aos coordenadores e articuladores das áreas para tomarem conhecimento dos processos e das atividades que deverão ser seguidas pelo órgão. O modelo de autoavaliação é utilizado para identificar os fundamentos para uma auditoria interna efetiva na administração pública, além de definir os passos para estabelecer e reforçar a atividade dentro das controladorias. Além disso, evidencia os níveis e estágios pelas quais a atividade de auditoria interna pode evoluir, definir e implementar medidas de controles, melhorando processos e práticas.

No mês passado, o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, foi convidado pelo Banco Mundial para realizar um treinamento do modelo IA-CM para representantes de Controladorias Estaduais e Municipais do País. À frente da implantação do modelo na CGE, Marconi destaca a importância do trabalho de autoavaliação do órgão. “A partir do diagnóstico de autoavaliação, a ferramenta irá nos auxiliar na tomada de decisão em relação aos caminhos que a CGE pode seguir, tornando a auditoria interna cada vez mais efetiva e vista como um instrumento de governança que ajuda o órgão a alcançar e prestar contas dos seus resultados”, afirma.

11.11.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898