Concurso ‘Ceará Faz Ciência’ estará nos Inhamuns nesta sexta-feira (13)

12 de novembro de 2015 - 13:07

Tauá, na Região dos Inhamuns, é a segunda cidade a sediar o concurso Ceará Faz Ciência. O projeto de popularização da Ciência e Tecnologia pré-selecionou 20 trabalhos da região, que serão expostos em evento no dia 13/11 (sexta-feira), a partir das 14 horas, no Centro Pastoral. A exposição acontecerá junto com a II Feira de Empreendedores Digitais do Ceará e seguirá até às 20 horas.

O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece, com o apoio do CNPq. Os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio/Técnico da região tratam, em sua maioria, de sustentabilidade. Eles foram selecionados pela comissão julgadora da Secitece, que levou em conta critérios como criatividade e relevância social. Confira os trabalhos que serão expostos clicando aqui.

Além das exposições dos melhores trabalhos, o evento de Tauá terá diversas atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

A exposição contará com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

Haverá ainda exibição de documentários produzidos pela Funcap para divulgação científica e dos principais cientistas cearenses. Em todas as edições será realizada uma Mostra Cultural, com a exibição de talentos artísticos das regiões.

O projeto Corredores Digitais levará seus jovens empreendedores da Região dos Inhamuns para apresentar suas empresas incubadas. Já o programa Tecnova-CE participará por meio da empresa Geramotos, que mostrará seu quadriciclo inovador, que substitui o trator convencional e ajuda o agricultor na preparação da terra para o plantio. O Instituto Centec estará no evento com uma oficina sobre Sanidade Animal.

Premiação – Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio/Técnico e Ensino Fundamental. Os estudantes ganhadores receberão tablets e kits científicos. Serão concedidos certificados de honra ao mérito aos professores vencedores.

O concurso Ceará Faz Ciência – Etapa Inhamuns, conta com o apoio da Prefeitura de Tauá.

Agende-se!

Concurso Ceará Faz Ciência | Etapa Inhamuns
Data: 13 de novembro (sexta-feira)
Local: Tauá – Centro Pastoral
Horário: 14h às 20h
Mais informações: www.sct.ce.gov.br/cfc| (85) 3101-6466

 

 

12.11.2015

Cynthia Cardoso
Jornalista
Ascom/Secitece
85 3101-6466

Ana Martins
Gestora de Célula/Monitoramento

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898