Escola Porto Iracema recebe festival de arte urbana

13 de novembro de 2015 - 21:01

Com a sua primeira edição realizada em novembro de 2013 o Festival Concreto elevou a discussão acerca da Arte Urbana na cidade de Fortaleza, através de diversas ações que reuniram um total de 117 artistas, sendo, dentre esses, 90 locais, 20 nacionais e 7 internacionais, que durante 09 dias, coloriram não só os muros, mas também, a autoestima da cidade de Fortaleza, no Ceará. Figurando como o primeiro evento dessa escala a acontecer no nordeste brasileiro, o Festival Concreto propõe, além de intervenções, workshops, oficinas, exposições, palestras, maneiras de integrar os artistas e o público, por meio de vivências que geram conhecimento e afetividade, em experiências engrandecedoras para todas as partes.

Arte Urbana se refere às manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público. O termo ganhou popularidade durante o boom do graffiti do início dos anos 1980 e continuou a ser aplicado ao trabalho de artistas que escolheram as ruas como a sua galeria. Essa escolha permite a comunicação diretamente com o público em geral, livre dos limites existentes no contexto tradicional da arte. Além da pintura e do graffiti, stencil, lambe-lambe, stickers, instalações e esculturas são técnicas comuns na arte de rua contemporânea. Sua relevância passa, ainda, por seu caráter social que, infundido de valor estético, chama atenção e levanta questionamentos.

O Festival pretende dar continuidade ao trabalho de fomentar a Arte Urbana na cidade de Fortaleza e expandir essa atuação, a outras cidades do estado do Ceará: Crato, Juazeiro do Norte e Sobral. Cidades importantes no que diz respeito a cultura do estado. Queremos nesta próxima edição, ampliar em termos de linguagens e espaços, a atuação das ações, inserindo atividades que dialogam em sintonia com o que está sendo desenvolvido atualmente dentro da Arte Urbana. Para isto, estamos realizando ações interdisciplinares, propondo intervenções que vão do fomento e implantação de mobiliário urbano artístico à performances, vídeos instalações, experimentos sonoros, além de ações voltadas para o público infantil e para a 3ª idade. Para que tenhamos êxito, lhe convidamos a participar da nossa próxima edição, auxiliando na transformação das cidades envolvidas.

SERVIÇO

Saiba mais em: http://www.festivalconcreto.com.br/

 

 

13.11.2015

 

Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898