Hospital de Messejana encerra a turma do Doutorado Interinstitucional em Cardiologia

13 de novembro de 2015 - 13:26

 

Hospital de Ensino, reconhecido pelos Ministérios da Educação e Saúde, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), realiza cerimônia de conclusão da primeira turma do Doutorado Interinstitucional em Cardiologia, nesta sexta-feira (13), às 14h. A solenidade contará com a presença de representantes de diversas universidades do Ceará, Secretaria da Saúde do Estado e do Município de Fortaleza e professores dos programas de pós-graduação.

 

Após cinco anos de preparação, 12 alunos, 9 deles profissionais da Instituição, concluíram a pós-graduação. Todas as aulas foram ministradas no Hospital de Messejana. Os alunos também receberam aulas dos orientadores em São Paulo e cumpriram estágios presenciais no Instituto do Coração (Incor), na capital paulistana. Foi o primeiro curso de doutorado da área realizado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. “A Instituição tem uma grande história na formação de profissionais da saúde, que atuam nas áreas da cardiologia e pneumologia. O doutorado complementa e engrandece ainda mais a instituição e sua equipe”, afirmou Filadélfia Passos Rodrigues, diretora geral do HM.

 

Para o Doutor José Antônio Franchine Ramires, professor titular do InCor/FMUSP, o Hospital de Messejana exerce um papel fundamental na área de ensino e pesquisa. “O HM é uma das principais instituições de cardiologia do Nordeste e do país, um importante centro de formação de novos valores, oferecendo ensino a especialistas, residentes e agora pós-graduação”, revelou.  Sobre a experiência com as aulas de doutorado ele destacou o nível dos alunos. “São excelentes, bastante interessados e mostraram rápida evolução”.

 

O doutorado em cardiologia foi promovido pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso foi coordenado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo (Incor). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi a instituição receptora e a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição associada. O financiamento foi fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. De acordo com o Doutor Ítalo Martins, coordenador do doutorado, o projeto  faz parte de um programa de reestruturação da pesquisa científica da instituição. “O Hospital de Messejana, que já tem know-how na área, terá mais condições para produzir novos conhecimentos na cardiologia. O nosso objetivo a partir deste momento é abrir nosso próprio programa de pós-graduação, com mestrado e doutorado, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará”, relata o coordenador.

 

 

13.11.2015

 

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP Contato: (85) 3101-4092

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898