Caravana na Trilha da Cidadania leva informação e serviços a Barbalha e municípios vizinhos

17 de novembro de 2015

Mais de 200 pessoas participaram da Caravana na Trilha da cidadania, promovida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), na manhã desta terça-feira (17), em Barbalha, na região do Cariri. O auditório do Centro Administrativo José de Sá Barreto ficou lotado de crianças, jovens e autoridades do município e de cidades vizinhas.

 Na ocasião, moradores de Barbalha e de municípios circunvizinhos conheceram as ações desenvolvidas pela SPD, sobretudo no tocante à prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, que tem como base o Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD, que envolve programas direcionados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, atendendo pessoas de diferentes faixas etárias.

A programação incluiu ainda o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad) e a operação de uma das unidades móveis da SPD, além da divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’.

Presente ao evento, o prefeito de Barbalha, José Leite, agradeceu a presença da equipe da SPD no município e afirmou que será um aliado da Secretaria no que for preciso para trazer ao seu município diversos serviços de enfrentamento à problemática das drogas. Na oportunidade, Leite anunciou que pretende disponibilizar um terreno para a construção de um centro de referência sobre drogas em Barbalha.

Comandante da Caravana na Trilha da Cidadania, a secretária Miriam Barreto reforçou a disponibilidade da SPD em atender a todos os municípios cearenses e ampliar, cada vez mais, o alcance das ações da pasta, contando sempre com o apoio das autoridades municipais.

“Queremos os municípios como aliados nessa empreitada. O Estado está e acontece aqui nos municípios. Então, é aqui que devemos trabalhar, numa constante parceria com as prefeituras”, destacou Mirian Sobreira, que assinou termo de cooperação técnica entre a SPD e a Prefeitura Municipal de Barbalha.

Ainda durante a solenidade, houve a apresentação de reisado e de grupos de hip hop formados por crianças e jovens de Barbalha.

 

 

17.11.2015

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898