Ceará Pacífico: Secult lança Menu Cultural no Vicente Pinzón, nesta quarta-feira (18)

17 de novembro de 2015 - 18:08

 

Na manhã desta quarta-feira, a partir das 8h, na Escola Maria Ângela Silveira Goes (Av. Cesar Cals, 1180), professores e diretores das escolas do bairro Vicente Pinzón participam do lançamento do Menu Cultural, destinado a apresentar opções especiais de lazer e educação ofertadas pelos 15 equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) aos estudantes e moradores da região.

Fruto de uma parceria firmada entre a Secult e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), através do Menu Cultural, estudantes, professores, diretores e toda a comunidade escolar passam a ter acesso a uma grande variedade de ações que envolvem desde cursos e oficinas até as sessões de cinema e o apoio na elaboração de projetos.

O projeto divulga e democratiza o acesso aos equipamentos culturais e acervos mantidos pela Secult, com o objetivo de incentivar mais pessoas a participarem da variada programação ofertada diariamente, com entrada franca. Trata-se de um guia de opções gratuitas de lazer e cultura nos equipamentos da Secretaria.

“O Menu Cultural oferta aos gestores escolares, professores, dirigentes de associações e entidades, coletivos, entre outro grupos, um conjunto de programas de visitação em grupos aos equipamentos culturais, através de agendamento com programação especialmente desenvolvida para esse público”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

“Cada equipamento cultural destaca dias e horários específicos para as atividades do Menu Cultural, de modo a garantir atendimento a esse público específico e a fomentar a criação de novas plateias para a programação cultural de nosso Estado, atraindo mais e mais pessoas de diferentes bairros e municípios, democratizando o acesso à produção artística e cultural”.

“O Menu Cultural inicia um projeto piloto que pretende se ampliar para todo o Estado. Os equipamentos da Secult têm como um de seus papéis formar plateias e ser palco do exercício direto das políticas públicas, no campo da cultura, da educação, da cidadania. Esse esforço se inicia no Vicente Pinzón, com o trabalho com os estudantes de um dos bairros mais vulneráveis da cidade”, cocluiu o secretário.

As visitas podem ser agendadas por telefone (3101.6742/3101.6767) ou e-mail (menucultural@secult.ce.gov.br). Os equipamentos disponíveis para visitação através do Menu Cultural são Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Teatro Carlos Câmara, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Espaço Estação, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Outras ações

O Menu Cultural é uma das três ações realizadas pela Secult no bairro Vicente Pinzón, desde o início de novembro, dentro do Pacto por um Ceará Pacífico, programa do Governo do Estado. As ações da Secult incluem ainda o projeto Agentes de Leitura (que atenderá 275 famílias do bairro, com muita leitura, interpretação de texto e literatura) e o Mapeamento Cultural (que promove um levantamento da produção, dos movimentos e potenciais artísticos e culturais da área).

SERVIÇO:

Lançamento do Menu Cultural da Secult, em parceria com a Seduc
Local: Escola Maria Ângela Silveira Goes, na Av Cesar Cals, 1180 – Vicente Pinzón.
Data: Quarta-feira (18)
Horário: 8h

FOTOS: Divulgação/Secult/Felipe Abud

 

 

17.11.2015

Assessoria de imprensa da Secult
85 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898