Estado promove Seminário da Consciência Negra nesta quinta-feira (19)

17 de novembro de 2015 - 20:47

O 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é dedicado à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira e relembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que, em 1695, atuou como símbolo da resistência de negros à frente do Quilombo dos Palmares. Em alusão ao dia, o Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, promove o Seminário da Consciência Negra, nesta quinta-feira (19), das 8h às 18hs, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A entrada é gratuita.

O objetivo é realizar diversas atividades voltadas para a superação do racismo, em particular o racismo institucional, que impede as oportunidades iguais para o grupo populacional negro. Realizar campanha de fortalecimento da pertença étnico-racial negra no estado do Ceará junto às escolas públicas e demais instituições. Na ocasião, ocorrerá a assinatura do decreto que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; entrega de equipamentos para os municípios contemplados com o convênio nº 7694/12, que refere-se ao Projeto Desenvolvendo Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do Estado.

Também como parte integrante do Seminário, serão apresentadas e estimuladas múltiplas formas de fortalecimento identitário étnico-racial pela via da exibição e debate de documentários e curtas metragens, oficina de valorização estética de negros e negras, através dos cuidados com cabelo, confecção de turbantes e exposição e venda de materiais produzidos pela Rede Kilofé da Economia de Negras e Negros. Haverá também apresentação de expressões culturais como música, percussão, grupo de capoeira e Maracatu.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira, temas contemporâneos foram escolhidos para fundamentar o debate sobre o tema. “O objetivo é justamente discutirmos a questão da igualdade social, essa luta que dura tantos anos, assim como formas de combater o preconceito. Para esse ano, optamos por debater dois pontos que consideramos fundamentais. Um é o papel da mulher negra na sociedade, baseado em números da violência levantados na semana passada, em que o número de homicídios com esse público ainda é alto. O outro assunto é a economia de negros no Estado, em que faremos um panorama do quadro atual. O evento é aberto ao público e todos podem participar”, disse.

SERVIÇO

Seminário da Consciência Negra
Data: 19 de Novembro
Local: Centro Dragão do Mar
Entrada: Gratuita

 

 

Programação:

14:00hs  –  Mesa de Abertura

14:30h – Oficinas temáticas

Oficina 01: Economia de Negros e Negras no Ceará: Uma perspectiva do Etno-Desenvolvimento.
Responsáveis: Luís Bernado (Fórum de Economia de Negros e Negras); Patrícia Bittencourt (Rede Kilofé)

Oficina 02: Mulheres Negras, Identidade e Valorização Estética.
Responsáveis: Representante do Escrespa Fortaleza, ONG Inegra e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades Gênero e Família (NUAFRO)

16:30h – Encerramento: Apresentação Artístico-cultural de Maracatu

17.11.2015

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Daiane Daine
Coordenadoria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial
Governo do Estado do Ceará
(85) 3133.3711 | 99687.7778

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898