Secretaria da Educação realiza VIII Feira de Ciências e Cultura em Fortaleza

17 de novembro de 2015 - 19:38

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizará nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Eventos, a VIII Feira de Ciências e Cultura das escolas públicas de Fortaleza. Alunos e professores de 76 escolas, entre municipais e estaduais que compõem a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), inscreveram mais de 300 projetos em duas categorias: científica e cultural. Destes, 129 foram selecionados para participar do evento, envolvendo cerca de 400 estudantes.

Os 24 projetos culturais selecionados abrangem as áreas da dança tradicional brasileira, esquete teatral, interpretação musical e interpretação de poemas. Cada projeto da área cultural é composto por uma equipe de até oito alunos, que se apresentarão em um palco durante os dois dias de feira. Os 105 trabalhos da categoria científica são realizados em dupla e serão avaliados por meio de exposição oral em stand por professores da UFC, UECE, IFCE e UVA. Todos os alunos participantes receberão uma placa de homenagem.

As feiras regionais de ciências e cultura são organizadas por cada Crede (Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação) e Sefor e, este ano, estão acontecendo no período de 6 a 20 de novembro. Os três primeiros colocados nos eventos regionais participarão da etapa estadual, a IX Feira Estadual de Ciências e Cultura, que ocorrerá Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), em Sobral, de 18 a 21 de dezembro.

A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (19), às 9h, com uma apresentação cultural da Companhia de Dança Estrelas da Rua, instituição que atua no resgate das danças folclóricas do Ceará através da representação com danças, vestimentas, costumes, lendas e poesias das artes e tradições populares. O evento contará com a participação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Seara da Ciência.

A Feira Estadual de Ciências e Cultura da Seduc já é uma política de governo consolidada por nove edições initerruptas e pretende ser um espaço de estímulo à curiosidade científica e para acolher as múltiplas expressões culturais das juventudes cearenses. A escola, como lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante, na medida em que introduz os jovens no universo da arte, da cultura e da investigação científica.

Este ano, a Secretaria da Educação inovou com a implantação do Portal Científico (feiradeciencias.seduc.ce.gov.br) para receber a inscrição dos projetos. Este ambiente virtual tem a função de hospedar e oferecer dados de pesquisa e de intervenção de todos os eventos científicos e culturais realizados pelas escolas públicas estaduais e de outros órgãos de fomento à pesquisa.

Serviço

O que: VIII Feira de Ciências e Cultura da Sefor
Quando: 19 e 20 de novembro, das 8h às 17h
Onde: Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste, 1º Mezanino

 

Mais informações: (85) 3101.2061 ou 3218.1213

 

 

Ver projetos selecionados AQUI

 

 

 

17.11.2015

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
carolineavendano@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898