Corpo de Bombeiros lança cartilha que simplifica licenças para empresas

19 de novembro de 2015 - 14:24

Atualmente, no Ceará, leva-se em média 80 dias para a conclusão de um processo de abertura de empresa. Essa demora é atribuída à quantidade de certificados e licenças que o interessado deve expedir em diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Com o objetivo de simplificar todo esse processo e dar celeridade, foi criada a Rede de Simplificação de Procedimentos (RedeSim), voltada para a micro e pequena empresa. A estimativa é que esse período de 80 dias para a abertura do empreendimento caia para apenas um dia e que, com o tempo, tudo seja feito pela internet de forma integrada através da Junta Comercial do Estado do Ceará.

Na próxima sexta-feira (20) será lançada uma cartilha com orientações sobre procedimento simplificado para licenciar empresas de baixo risco junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O major Marcos Gomes, elaborador da cartilha, fará uma breve palestra sobre a importância deste passo dado pelo CBMCE para a RedeSim.

 

Para se ter uma noção do impacto e da relevância deste processo, todas as edificações (com exceção das residenciais unifamiliares) necessitam do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros para funcionar. Este certificado garante que aquela edificação cumpre as normas de segurança e proteção contra incêndio e pânico e contêm o mínimo de equipamentos preventivos (hidrantes, extintores, saídas de emergência, etc.) necessários para garantir a segurança das pessoas.

Estima-se que cerca de 40% da demanda do CBMCE representam locais que se enquadram na categoria de “baixo risco”, utilizando, portanto, este novo modelo de processo simplificado. O evento contará com a presença de representantes de diversos órgãos (Sebrae, prefeituras de Fortaleza, Aquiraz e Caucaia, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Semace, Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da fazenda, entre outros).

Clique aqui e veja a cartilha digital.

Serviço:

Lançamento da Cartilha de orientações sobre procedimento simplificado no Corpo de Bombeiros Militar

Local: Quartel Central do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga.
Horário: 9 horas.

19.11.2015

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Tenente-Coronel Ricardo / Capitã Juliany
imprensa.cbmce@gmail.com / (85) 3101.2211

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898