Secult lançou Menu Cultural para escolas do Vicente Pinzón

19 de novembro de 2015 - 14:40

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou nesta quarta-feira (18) o programa “Menu Cultural”, no bairro Vicente Pinzón, com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Cultura, Guilherme Sampaio. A ação, que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, foi apresentada aos diretores de nove escolas estaduais e sete municipais da região, em reunião no auditório da Escola Maria Ângela Silveira Goes. Por meio de um material explicativo e ilustrado, o Menu Cultural oferece opções especiais de lazer e educação disponibilizadas pelos 15 equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) aos estudantes e moradores da região.

Izolda e Guilherme, juntamente com os coordenadores de todos os equipamentos culturais da Secult, que apresentaram aos diretores e coordenadores das escolas os atrativos e possibilidades dos espaços que coordenam. Na oportunidade, diretores e gestores puderam tirar RIMG 0005suas dúvidas e dar sugestões para poder iniciar o trabalho, na base, com os estudantes. O bairro foi escolhido para iniciar o programa Menu Cultural por ser um dos territórios que recebem a ação “Pacto por um Ceará Pacífico”, do Governo do Estado.

“O Menu Cultural oferta aos gestores escolares, professores, dirigentes de associações e entidades, coletivos, entre outro grupos, um conjunto de programas de visitação em grupos aos equipamentos culturais, através de agendamento com programação especialmente desenvolvida para esse público”, ressaltou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

“Cada equipamento cultural destaca dias e horários específicos para as atividades do Menu Cultural, de modo a garantir atendimento a esse público específico e a fomentar a criação de novas plateias para a programação cultural de nosso Estado, atraindo mais e mais pessoas de diferentes bairros e municípios, democratizando o acesso à RIMG 0050produção artística e cultural”.

“O Menu Cultural inicia um projeto piloto que pretende se ampliar para todo o Estado. Os equipamentos da Secult têm como um de seus papéis formar plateias e ser palco do exercício direto das políticas públicas, no campo da cultura, da educação, da cidadania. Esse esforço se inicia no Vicente Pinzón, com o trabalho com os estudantes de um dos bairros mais vulneráveis da cidade”, cocluiu o secretário.

As visitas podem ser agendadas por telefone (3101.6742/3101.6767) ou e-mail (menucultural@secult.ce.gov.br). Os equipamentos disponíveis para visitação através do Menu Cultural são Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Teatro Carlos Câmara, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Espaço Estação, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Outras ações

O Menu Cultural é uma das três ações realizadas pela Secult no bairro Vicente Pinzón, desde o início de novembro, dentro do Pacto por um Ceará Pacífico, programa do Governo do Estado. As ações da Secult incluem ainda o projeto Agentes de Leitura (que atenderá 275 famílias do bairro, com muita leitura, interpretação de texto e literatura) e o Mapeamento Cultural (que promove um levantamento da produção, dos movimentos e potenciais artísticos e culturais da área).

19.11.2015

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898