Previsão aponta maior chance de poucas chuvas até fevereiro no Ceará

20 de novembro de 2015 - 13:34

O Oceano Pacífico Equatorial apresenta, atualmente, elevada anomalia de aquecimento, o que caracteriza o El Niño mais intenso desde 1997/1998, podendo trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações. Um dos reflexos da atuação desse fenômeno pode ser percebido na previsão climática divulgada nesta sexta-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, o prognóstico aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará durante o período. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

 

A categoria abaixo da média histórica para o trimestre dez-jan-fev no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6 mm. Precipitações de 203,7 a 312,7 mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8 mm ou mais, a categoria é acima da média.

image2 

“É muito importante ressaltarmos que o trimestre em questão engloba dois meses de pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, quando os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais”, explica o meteorologista Leandro Valente. Ele destaca também, que, apesar da baixa previsibilidade, além do modelo atmosférico da Funceme, outros modelos de instituições nacionais e internacionais também apontam maior probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará nos próximos três meses.

Todos os meses, a Funceme lança previsão climática para o trimestre posterior. Entretanto, o principal prognóstico que a instituição elabora é divulgado na segunda quinzena de janeiro (que aponta para os meses de fevereiro, março e abril), quando são analisadas as condições termodinâmicas do Pacífico e do Atlântico pouco antes do início a quadra chuvosa no Ceará.

20.11.2015

Guto Castro Neto

Assessor de imprensa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos

85 3101.1235 | 99971-4289

comunicacao@funceme.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 34664898