Edital Ceará Natal de Luz 2015: ampliando investimento em 23%, Secult divulga projetos selecionados

23 de novembro de 2015 - 14:36

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga os projetos selecionados no Edital Ceará Natal de Luz 2015. O edital tem por objetivo apoiar a produção de bens e serviços culturais vinculados à temática natalina nas várias regiões do Estado do Ceará, democratizando o acesso aos recursos e selecionando projetos relacionados às tradições regionais cearenses do ciclo natalino. O investimento total do Governo do Estado no edital é de R$ 734 mil (23,5% a mais que o valor destinado ao edital em 2014), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC). A lista com os projetos aprovados está disponível no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

O edital apoia projetos nas modalidades “Grupos de Tradição Natalina” (com 26 projetos selecionados) e “Mostras Regionais Natalinas” (14 projetos), além da X Mostra Estadual Ceará Natal de Luz (um projeto). Os grupos e mostras devem ser fieis às tradições natalinas, que incluem manifestações como lapinhas vivas, pastoris, bois, reisados, presépios e fandangos. Os pareceristas responsáveis pela análise dos 167 projetos inscritos no edital também foram escolhidos via seleção pública promovida pela Secult.

 

Natal de Luz 2014 - Secult

 

O edital é mais uma ferramenta da política cultural do Estado, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares. Assim como todos os editais da Secult lançados em 2015, o Edital Ceará Natal de Luz contou com reunião prévia, para debate entre a equipe da Secult e os interessados em apresentar projetos, em mais uma edição do “Diálogos Culturais”, buscando sugestões e contribuições para aperfeiçoamento do edital.

?Entre os objetivos de nosso plano de governo está o aperfeiçoamento dos editais. Aperfeiçoar os critérios ali colocados, para garantir que os editais sejam um instrumento eficaz da política de cultura. Para que viabilizem recursos para a produção de eventos, mas que eles não sejam descolados da política de estado para a cultura?, ressalta Guilherme Sampaio.

“Quando lançamos um edital, o fazemos para atingir um determinado objetivo da política de cultura do Estado. Por isso promovemos reuniões como os Diálogos Culturais sobre o Edital Ceará Junino 2015, para aperfeiçoar esse instrumento importante, que são os editais”, acrescenta o gestor. Somente em 2015 a Secult lançou cinco editais voltados para apoio a projetos culturais: Edital Carnaval do Ceará, Edital Ceará da Paixão, Edital Ceará Junino, Edital Mecenas do Ceará e Edital Ceará Natal de Luz.

23.11.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898