Secretaria da Educação cria aplicativo para android que auxilia na alfabetização de crianças

23 de novembro de 2015 - 21:00

Com o objetivo de contribuir para a alfabetização de crianças e promover a inserção na cultura digital, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou este mês o aplicativo gratuito Luz do Saber. O projeto existe desde 2011 e visa atender as necessidades de crianças que não foram alfabetizadas na idade adequada.

O software já estava disponível para download e instalação em computadores, mas agora torna-se adequado também para utilização em dispositivos android, como smartphones e tablets.

Ele é embasado nas teorias de Paulo Freire e considera contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, pesquisadoras que tratam da psicogênese da língua escrita, ou seja, de como as crianças se apropriam da língua no processo de alfabetização.

Espera-se, com a utilização deste aplicativo, que a alfabetização e os processos de leitura e escrita tornem-se mais prazerosos e lúdicos para as crianças, ao transportá-las para plataformas cada mais comuns no seu dia a dia, como as novas tecnologias digitais.

O aplicativo possui cinco módulos: “Começar”, “Ler”, “Escrever”, “Aplicativos” e o “Professor”. O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo “Ler” permite que o professor adapte as atividades ao contexto do aluno ou realize alterações nas aulas já existentes. Existem, atualmente, 36 atividades nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita.

Link do aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.seduc.luzdosaber

Mais informações: http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br

23.11.2015

Caroline Avendaño 
Coordenadora de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará
(85) 3101-3972 | 98502-3007
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 34664898