Menu Cultural: estudantes de três escolas públicas visitam o Cineteatro São Luiz

24 de novembro de 2015 - 17:23

Ter, 24 de Novembro de 2015 14:34

 

Na manhã desta quarta-feira (24), em sessões às 9h e às 14h, estudantes das escolas Manoel Rodrigues, Murilo Borges e Matias Beck, do bairro Vicente Pinzon visitaram o Cineteatro São Luiz, inaugurado originalmente em 1958 e retomado plenamente neste ano – com programação permanente, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O programa “Menu Cultural”, realizado em parceria com a Seduc, foi lançado na semana passada, com a apresentação, para professores e diretores de escolas do bairro, das opções de lazer e educação ofertadas pelos 15 equipamentos culturais da Secult aos estudantes e moradores daquela região da cidade. Estudantes da escola Rogério Froes, do bairro Cidade 2000, também participaram das atividades nesta quarta, no São Luiz.

Através do Menu Cultural estudantes, professores, diretores e toda a comunidade escolar passam a ter acesso a uma grande variedade de ações que envolvem desde cursos e oficinas até as sessões de cinema e o apoio na elaboração de projetos. Trata-se de um projeto de divulgação e democratização do acesso aos equipamentos culturais e acervos  mantidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, bem como de incentivo a que mais pessoas frequentem e apreciem a variada programação cultural que eles ofertam todos os dias, com entrada franca. É um guia de opções gratuitas de lazer e cultura nos equipamentos da Secretaria da Cultura.

“O Menu Cultural oferta aos gestores escolares, professores, dirigentes de associações e entidades, coletivos, entre outro grupos, um conjunto de programas de visitação em grupos aos equipamentos  culturais, através de agendamento com programação especialmente desenvolvida para esse público”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

“Cada equipamento cultural destaca dias e horários específicos para as atividades do Menu Cultural, de modo a garantir atendimento a esse público específico e a fomentar a criação de novas plateias para a programação cultural de nosso Estado, atraindo mais e mais pessoas de diferentes bairros e municípios, democratizando o acesso à produção artística e cultural”.

“O Menu Cultural inicia um projeto piloto que pretende se ampliar para todo o Estado. Os equipamentos da Secult têm como um de seus papéis formar plateias e ser palco do exercício direto das políticas públicas, no campo da cultura, da educação, da cidadania. Esse esforço se inicia no Vicente Pinzón, com o trabalho com os estudantes de um dos bairros mais vulneráveis da cidade”, complementa o secretário Guilherme Sampaio.

As visitas podem ser agendadas por telefone (3101.6742/3101.6767) ou e-mail ( menucultural@secult.ce.gov.br). Os equipamentos disponíveis para visitação através do Menu Cultural são Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Teatro Carlos Câmara, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Espaço Estação, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Outras ações

O Menu Cultural é uma das três ações realizadas pela Secult no bairro Vicente Pinzón, desde o início de novembro, dentro
do Pacto por um Ceará Pacífico, programa do Governo do Estado. As ações da Secult incluem ainda o projeto Agentes de Leitura (que atenderá 275 famílias do bairro, com muita leitura, interpretação de texto e literatura) e o Mapeamento Cultural (que promove um levantamento da produção, dos movimentos e potenciais artísticos e culturais da área).

SERVIÇO:

Menu Cultural – Visitação dos estudantes de escolas públicas do bairro Vicente Pinzón ao Cineteatro São Luiz.
Nesta quarta-feira, 25/11, Às 9h e às 14h30.

24.11.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898