Prevenção à corrupção é tema do IX Encontro Estadual de Controle Interno

24 de novembro de 2015

A nona edição do Encontro Estadual de Controle Interno, evento realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), vai discutir mecanismos de prevenção à corrupção no País e vai destacar experiências bem-sucedidas de instituições públicas que conseguiram adotar ações para prevenir atos de corrupção e que se tornaram exemplo de conduta para as atividades no serviço público brasileiro. O evento acontece na próxima sexta-feira (27/11), das 8h às 17h, no Ceasar’s Hall, do Romanos Hotéis, em Messejana. Durante a solenidade de abertura, a CGE vai prestar homenagem àqueles que durante o ano de 2015 contribuíram para o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual com a entrega da Medalha de Reconhecimento.

O ano de 2015 foi marcado pela grande visibilidade de casos de corrupção no País, ao mesmo tempo que o trabalho das instituições públicas para combater atos ilícitos dentro das organizações também ganhou destaque no cenário atual. Nesse sentido, a prevenção à corrupção foi escolhido como tema do Encontro Estadual de Controle Interno. Logo pela manhã, o Encontro vai tratar da Regulamentação da Lei Anticorrupção, lei que responsabiliza empresas por prejuízos causados contra a administração pública nacional ou estrangeira. Para debater o assunto, teremos a presença do Chefe Substituto da Controladoria-Geral da União Regional Ceará, Leonino Gomes Rocha, e do Promotor de Justiça da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, Dr. Eloilson Augusto da Silva Landim. O debate será mediado pelo secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos.

No turno da tarde, serão apresentadas boas práticas de controle interno adotadas por três instituições públicas brasileiras. Representando a CGE, o Coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo José Brígido Coelho, irá apresentar o tema “Controle Social como Instrumento de Prevenção à Corrupção”. Em seguida, será a vez do Superintendente Nacional da Auditoria Interna da  Caixa Econômica Federal, Edmundo Augusto Chamon, discorrer sobre técnicas de revisão analítica aplicadas a custos, receitas e resultados da organização. Por fim, a Chefe de Divisão da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Sandra de Holanda Martins, vai mostrar como a prevenção à corrupção se dá no âmbito dos Programas Federais de apoio à Educação. A mesa-redonda será mediada pelo secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes.

O Encontro Estadual de Controle Interno é um evento anual que visa compartilhar e debater temas voltados para o aperfeiçoamento e a modernização dos controles na administração pública, contando com a participação de palestrantes que expõem suas experiências e vivências em suas respectivas áreas de atuação.

Serviço

IX Encontro Estadual de Controle Interno – O Controle Interno e a Prevenção à Corrupção
Data: 27 de novembro
Horário: 8h às 17h
Local: Romanos Hotéis (Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana)
Informações: (85) 3101-3474

24.11.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898