Agentes da segurança pública concluem Curso de Patrulhamento Urbano

25 de novembro de 2015 - 18:23

Após cinco semanas cumprindo uma intensa rotina de estudos e treinamentos, trinta e seis profissionais da segurança pública, incluindo agentes da Polícia Civil do Ceará e policiais militares dos estados do Ceará, da Bahia e do Maranhão, concluíram o Curso de Patrulhamento Urbano (COTAM-2015), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

A capacitação de 200 horas/ aulas aprimorou os conhecimentos técnico-profissionais dos policiais que agora estão habilitados para compor o efetivo do Batalhão de Polícia de Choque, através do Comando Tático Motorizado (COTAM), tropa de reação do BPChoque que atua em operações de apoio ao Policiamento Ostensivo Geral que requeiram um treinamento mais especializado e no combate a criminalidade em locais de difícil acesso.

O término do curso foi marcado por solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da AESP.  Entre os formandos estava o Tenente da Polícia Militar do Estado da Bahia, Carlos José Assis, o oficial que obteve a melhor classificação geral no curso foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual e ressaltou a importância do momento para sua corporação de origem. ?Foi uma satisfação passar essas cinco semanas aqui no Ceará, buscando essa capacitação técnico-profissional. Agora, eu vou voltar para a PM da Bahia e aplicar os conhecimentos aqui adquiridos para fortalecer a segurança pública do meu Estado, em busca da preservação da vida e da defesa social?, declarou.

De acordo com o Comandante do COTAM, Capitão PM Gerlúcio Vieira, o Curso de Patrulhamento Urbano da Polícia Militar do Ceará, já está em sua 18ª edição e possui reconhecimento dentro e fora da PMCE, tendo capacitado policiais de diversas estados. Ele explica que a o curso tem como foco o treinamento de ações operacionais. ?Nossa área de patrulhamento requer uma expertise e esse curso forma o patrulheiro tático em toda área do conhecimento policial.

Os alunos tiveram instruções de várias modalidades de tiro de combate policial, aula de direção tática defensiva, ofensiva e participaram de operações reais em ambientes controlados, fazendo patrulhamento a pé e motorizado em áreas de alta incidência criminal. Além de aulas de direitos humanos e ética?. Ele destacou a relevância da capacitação para a PMCE.?Hoje estamos formando 36 policiais que vão levar esse conhecimento para a vida deles e para a sua área operacional. A sociedade está ganhando um policial com excelência operacional, mais qualificado e que com certeza irá atender todas as expectativas da sociedade?, enfatizou.

25.11.2015

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)
Assessoria de Comunicação
(85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
www.aesp.ce.gov.br
Facebook: AESP/CE
Twitter: @aespce

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898