Aposentados cantam e dançam nos 25 anos do Programa de Ação Integrada

26 de novembro de 2015 - 14:46

Em um clima de muita alegria e disposição, associados do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) lotaram os salões do Náutico Atlético Cearense, na noite desta quarta-feira (25), para festejar o aniversário do programa. Este ano, teve um motivo especial: a celebração do jubileu de prata, 25 anos de uma iniciativa pioneira do Brasil, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, mantém e fortalece por entender que o compromisso com o servidor público estadual não termina com a aposentadoria.

R ARI9585Foram mais de três horas de confraternização que, para eles era importante aproveitar intensamente cada momento para cantar, dançar, rever velhos amigos e fazer novas amizades. A festa teve ainda homenagens a associadas que completaram 90 anos, o tradicional “parabéns pra você” e a valsa com a participação de 25 aposentadas representando cada ano de existência do programa. 

Para muitos, o encontro serviu para recordar os tempos inesquecíveis do serviço público, quando ainda não havia computador e a internet dos dias atuais. A máquina de escrever era o equipamento que simbolizava a modernidade da época, mas acima de tudo estava a vontade e o compromisso do servidor.

O reencontro foi também  o momento de relembrar histórias de um passado que parece cada vez mais vivo em suas memórias. São histórias como a da aposentada Nilza Maria de Castro Cavalcante, que dedicou seu tempo de servidora pública à Secretaria da Educação e à extinta Secretaria da Administração (Sead), transformada em Seplag. Ela falou com R ARI9532orgulho do seu trabalho como uma das fundadoras do Colégio Estadual de Sobral, onde foi vice-diretora, e no Colégio Jenny Gomes, em Fortaleza. Na Sead atuou na área de treinamento, transmitindo seus conhecimentos e experiência às novas gerações.

Nilza Cavalcante chegou ao Náutico acompanhada da filha, a servidora Carmen Sílvia Cavalcante, da Seplag, atualmente cedida ao Gabinete do Governador, onde ocupa o cargo de secretaria executiva. “O PAI foi muito bom na minha vida. Participo sempre das reuniões do grupo de socialização das terças-feiras e me sinto em casa. Não me canso de dizer que o PAI é uma mãe, onde a equipe trabalha com dedicação e amor”, destacou a aposentada.

Durante a festa quatro associadas do programa foram homenageadas pela Associação das Décadas por terem completado 90 anos. Uma delas foi a aposentada do extinto Instituto de Previdência do Estado (Ipec), hoje Instituto de Saúde dos Servidores do Estado (Issec),  Maria Helena Sampaio. Segurando a medalha recebida da Associação das R ARI9537Décadas, Maria Helena manifestou sua satisfação de integrar PAI, onde fez parte do grupo de fundadoras. “Fui rainha no PAI”, revelou com satisfação. “Estou muito feliz com essa medalha, que guardarei com muito carinho”, assegurou.

Outra homenageada foi Mirian Câmara Pereira Lopes. Professora aposentada, Miriam diz com orgulho do dever cumprido: “Fui professora primária,  do segundo grau e da faculdade de música. Levei a vida ensinando”. Para ela, o importante no PAI são as reuniões do grupo de socialização, quando as associadas têm oportunidade de fortalecer a convivência e intercâmbio.

Para o Governo do Estado, a festa foi a renovação de compromissos com o programa, externada nas palavras do secretário adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, e da coordenadora de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado, responsável pelo gerenciamento do PAI, Guirlanda Ponte.  Para Carlos Eduardo, que representou o secretário da Seplag, Hugo Figueirêdo, o PAI é destaque nacional e internacional pelas ações que promovem o bem-estar dos servidores que agora estão aposentados, “mas têm o reconhecimento da sociedade pelos relevantes serviços prestados na vida ativa”. O secretário salientou ainda a importância do envolvimento da equipe do programa para alcançar os resultados esperados. 

Já a coordenadora Guirlanda Ponte disse que a cada dia o PAI consolida a posição de vanguarda. “Temos o desafio de atender uma população crescente com um trabalho planejado e comprometido, buscando sempre inovar para que possamos conservar a posição de liderança”. Ao concluir, Guirlanda agradeceu ao governador Camilo Santana e aos secretários Hugo Figueirêdo e Carlos Eduardo que ajudam a viabilizar as ações do PAI, dando condições para que o aposentado possa participar da vida econômica, social e cultural.

Ao final da festa, a hora de ir para casa e descansar depois de uma noite vivida intensamente.  Na hora do abraço de despedida, uma certeza, o próximo encontro já tem data e local. Será na sede do programa, onde semanalmente os aposentados têm à disposição uma programação de atividades como oficinas de artesanato, línguas estrangeiras, informática, grupo de teatro, canto coral, grupo de flautas, dança de salão e ações de atenção básica à saúde.

26.11.2015

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898