Estudante cearense conquista 3° lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

26 de novembro de 2015 - 16:22

A estudante Samille Kerce de Sousa, do 9° ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes, em Juazeiro do Norte, se destacou entre 800 mil alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A classificação se dá por meio de uma prova aplicada na própria escola e este é o segundo ano que a EEFM Tiradentes participa da competição. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de dezembro na própria escola, durante a reunião de pais e alunos. “scolhemos fazer nesse momento, pois achamos que seria importante para valorizar os alunos e motivar os pais”, comentou a coordenadora escolar Antonia dos Santos.

A diretora Liduína Patrício considera o prêmio como um reconhecimento da aprendizagem dos alunos. “Essa medalha representa muito para escola principalmente porque a Samille ainda está no 9º ano e já serve de exemplo para os demais estudantes”, destacou.

Para a estudante, o prêmio foi resultado de muito estudo e do apoio dos professores do Laboratório de Ciências da escola e do Núcleo Gestor. “Me sinto muito honrada com essa conquista e grata pelo apoio da escola”, disse Samille.

A olimpíada é aberta à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

Todos os alunos que participam recebem certificados, assim como também todos os professores envolvidos e os diretores das unidades escolares. A competição deixa à cargo da escola a realização da solenidade de premiação.

As escolas interessadas em participar da OBA, devem preencher uma ficha de cadastro que fica disponível em www.oba.org.br/site durante o período de inscrição. As provas acontecem anualmente no mês de maio.

26.11.2015

Larissa Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
larissa.cavalcante@seduc.ce.gov.br

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898