Governo do Estado promove cerca de 9 mil PMs e bombeiros em dezembro

26 de novembro de 2015

O mês de dezembro marcará uma conquista histórica para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Ceará. Entre os dias 16 e 23, cerca de nove mil profissionais das duas instituições serão promovidos pelo Governo do Estado. No total, serão 10 eventos – dois em Fortaleza e um em Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá.

“Decidimos fazer por região para todos os promovidos participarem dos eventos. É justo que eles possam celebrar esse momento ao lado de seus familiares e amigos. São profissionais que vêm dedicando suas vidas à segurança pública e aos cearenses, e que não tinham expectativa de quando seriam promovidos. Estamos resgatando e corrigindo um benefício desses profissionais”, citou o governador Camilo Santana.

Fortaleza abrirá as solenidades de promoções no dia 16, às 9h30, no Centro de Eventos. No mesmo dia, às 18 horas, os PMs e bombeiros da Região Norte participam do evento em Sobral. Em 17 de dezembro serão realizadas a segunda solenidade na Capital, às 9h30, e a de Crateús, às 18h, que inclui os profissionais dos Inhamuns. No dia 21, o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé e região, às 9h, e de Itapipoca, que inclui todo o litoral oeste, às 18h30.

Já na terça-feira, dia 22/12, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do litoral leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.    

Lei das Promoções

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.

“A lei é fruto da participação da categoria e vai corrigir distorções para o segmento. Vamos garantir que os policiais possam receber suas promoções dentro dos prazos estabelecidos. Por exemplo, um soldado não precisa mais passar 15, 20 anos para ser promovido. E isso vai estimular a segurança pública”, afirmou o governador.

Primeira turma

Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

Confira o calendário:

agora vai

 

Foto: Tiago Stille

26.11.2015

Thiago Cafardo
Porta-voz/Governador

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898