Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense: complexo é inaugurado como o maior do setor no Brasil

27 de novembro de 2015 - 18:49

“Para nós, um equipamento como este – situado em um dos maiores complexos de desenvolvimento na área siderúrgica do mundo – é motivo de orgulho para o Estado do Ceará. E, mesmo em um momento crítico, este Centro mostra o quanto o Estado tem investido em educação, capacitação, gerando empregos e estruturando nossa economia”. Foi com essas palavras que o governador Camilo Santana marcou a inauguração do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC), localizado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (27).  

20151127124422  MG 6194Já estruturado para ser um dos principais instrumentos na promoção da capacitação e na formação de mão de obra dos trabalhadores e estudantes do Estado, desde sua criação, o CTTC foi Idealizado para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado. “O Ceará é o terceiro estado do Brasil com o maior investimento em recursos públicos. Neste complexo, serão ofertados diversos cursos em metal mecânica, construção civil, transporte e logística e petroquímica. Ou seja, formações que irão impactar diretamente tanto na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), como em todo País”, revelou o governador. Durante a cerimônia, foi assinada a cessão de uso do CTTC ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá administrar e coordenar os cursos preparatórios de formação técnica para estudantes e profissionais, atendendo diretamente as necessidades das indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, o equipamento representa muito, tanto para economia quanto para o fomento da educação técnica de qualidade. “Estamos cientes de que teremos grandes profissionais e que daremos um salto de qualidade na economia do Estado. Nossa instituição traz a expertise de grandes mestres e doutores técnicos, facilitando o processo de qualificação e capacitação de jovens e adultos da Região Metropolitana”, destacou o reitor. 

O CTTC está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, próximo ao Porto do Pecém. O Centro vai possibilitar a formação inicial e continuada de cerca de 1,2 mil pessoas por ano. A ideia é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste e Fortaleza, entre outros municípios.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, também comemorou a chegada do Centro. Fico ainda mais contente em saber que esta inauguração está sendo feita justamente no dia de comemoração dos 147 de emancipação política do nosso município. É um presente para a vida dos jovens e adultos que serão beneficiados aqui”. Já o prefeito de Caucaia, Washington Luiz Góis, comentou que “uma das maiores dificuldades nas grandes empresas e nos órgão públicos é a falta de mão de obra qualificada. Por isso, este equipamento nos faz ficar mais animados e ansiosos por saber que daqui sairão trabalhadores formados para o mercado de trabalho”.

Detalhes do empreendimento

Para o funcionamento do CTTC, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. Cerca de R$19 milhões do Governo do Estado e o restante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo espaço conta com uma área total de 9,1 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

Ainda segundo o secretário Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, o complexo traz o que há de melhor na inovação tecnológica e na qualificação técnica de excelência. “Aqui é um equipamento que não deixa a desejar para qualquer um com esse objetivo no mundo. Estrutura de ponta, aliada a grandes profissionais, professores e técnicos que darão suporte e ensinamentos a alunos que querem ficar aqui. Ou seja, é o Estado se importando e investindo em sua economia vocacional”, ressaltou o secretário.

Compareceram também à cerimônia os secretários Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), Osmar Baquit (Agricultura, Aquicultura e Pesca), os deputados federais Leônidas Cristino e Chico Lopes, os deputados estaduais Bethrose Fontenele e José Sarto, além de prefeitos, secretários dos municípios vizinhos e professores, coordenadores e diretores das escolas da rede estadual de ensino.

Fotos: Tiago Stille

27.11.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898