Sexta adutora de 2015 terá início das obras autorizado por Camilo Santana

28 de novembro de 2015 - 11:22

Como parte do conjunto de ações de curto e médio prazo que o Governo do Estado vem desenvolvendo para combater a escassez hídrica no nosso Semiárido, o governador Camilo Santana assina, a partir das 16h deste sábado (28), a ordem de serviço para dar início à construção de mais uma adutora de montagem rápida (AMR) no interior do Ceará. Desta vez, o novo equipamento vai beneficiar o município do Cedro, na Região Centro-Sul. Esta é a 6a obra do tipo autorizada realizada por esta gestão em apenas um ano.

A adutora terá cerca de 22 km e vai levar água para a Barragem Ubaldinho, captada no Riacho Salgado, para atender a população da zona urbana do município, num total de 18.630 habitantes. O custo total para aquisição de peças e construção da AMR fica em torno de R$ 6,2 milhões de reais e a obra deve ser entregue em 120 dias.

Outras adutoras construídas em 2015

Em julho deste ano, o governador Camilo comandou pessoalmente em Quixeramobim a realização de um leilão reverso para a contratação de outras 4 adutoras de montagem rápida, para abastecer as sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz. Os recursos para essas obras vieram do pacote de R$ 164 milhões anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no mesmo mês, em visita ao Estado. A AMR que abastecerá Independência já está pronta. Para entrar em funcionamento, a obra aguarda apenas a ligação da energia elétrica por parte da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Já a de Arneiroz está com 95% das obras concluídas. A obra em Ibicuitinga chegou a 66% de conclusão. E a de Quixeramobim também está adiantada, com 47% da obra finalizada. Prontas, as quatro adutoras levarão segurança hídrica para as quatro sedes municipais, garantido água para mais de 100 mil cearenses.

Operação Carro Pipa

O governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (27), o início da Operação Carro Pipa nas sedes municipais de Uruoca e Salitre. A distribuição de água começará assim que forem vencidas as etapas legais. “Os planos operacionais já estão prontos e, com a autorização de hoje, entraremos em operação em breve”, relatou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Clayton Bezerra. A autorização para o início da Operação Pipa foi uma das deliberações da reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, comandada pelo secretário-chefe de gabinete do governador, Élcio Batista. O encontro acontece semanalmente e reúne todos os órgãos envolvidos no abastecimento de água.

As reuniões do Comitê também são monitorados pelo governador Camilo, que participa do evento uma vez por mês. “O monitoramento por município e situação hídrica nos permite o diagnóstico necessário para planejar  as ações que vão garantir o abastecimento de água nas cidades do interior. A experiência que temos com o grupo é algo espetacular e nos coloca à frente, podemos pensar e nos preparar para os próximos anos. O tema é de extrema prioridade para o governador Camilo Santana que acompanha os resultados e participa do encontro a cada mês”, afirmou Élcio Batista.

28.11.2015

Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria dos Recursos Hídricos
85 3101.4004 | 98866.9963
henrique.silvestre@srh.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898