STDS realiza passeio ciclístico de alerta ao câncer de próstata

30 de novembro de 2015 - 12:07

            Centenas de ciclistas e iniciantes, com bikes das mais variadas cores e modelos, “invadiram” as avenidas de Fortaleza, na manhã deste domingo, 29, em mais uma campanha da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para alertar a população masculina sobre a realidade atual do câncer de próstata e a importância do exame precoce. Vestido de branco e azul, o grupo com mais de 200 pessoas, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, participaram do 2º Passeio Ciclístico Solidário em prol da campanha Novembro Azul.

             O passeio ciclístico reuniu servidores da STDS e pessoas de vários bairros da cidade. O grupo reuniu-se às 7h30, na sede da Pasta, no Joaquim Távora, de onde partiu rumo ao Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Lima Neto, em frente ao Mercado dos Peixes, na Av. Beira Mar. Animados por uma charanga em trenzinho de apoio e com apitos, os ciclistas percorreram os cerca de 10 km do percurso sem cansaço e com muita organização e alegria, numa manhã de sol, muita brisa e céu azul, ilustrando a campanha.

             “Nada mais saudável e oportuno como realizar um passeio ciclístico para alertarmos a população masculina, – ainda muito cheia de preconceitos com os exames de próstata, – sobre os riscos desse tipo de câncer, que acomete milhares de pessoas no País inteiro”, explicou o titular da STDS, Josbertini Clementino. Somente em 2014, foram registrados mais de 69 mil casos de câncer de próstata no Brasil, citou o secretário. “Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é um movimento importante de alerta à saúde das pessoas, são movimentos de cidadania, que devemos valorizar”, acrescentou a secretária executiva da STDS, Ana Cruz, ao justificar a motivação do passeio, que a cada ano atrai mais pessoas,  desportistas ou não.  

Campanhas

            O movimento Novembro Azul foi criado para conscientizar o público em geral dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção relacionadas ao câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil. O câncer de próstata é a segunda causa de morte na população masculina brasileira (a cada 100 mil homens, 14 morreram em 2012).  A campanha busca fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer recomendados pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença.

*Fotos: Rogério Rodrigues

30.11.2015


Assessoria de Comunicação Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará – STDS
Carlos Eugênio / 85 98878.8510 / 3101.2089 / 2099
E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br
     imprensastds.ce@gmail.com
Twitter: @stdsonline

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898