Fortaleza encerra Conferências Regionais Unificadas de Direitos Humanos e LGBT

2 de dezembro de 2015 - 14:45

Fortaleza e a Região Metropolitana da Capital receberão, no próximo dia 16 de dezembro, a última fase das Conferências Regionais Unificadas dos Direitos Humanos e LGBT. O processo é uma realização do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, da Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, vinculadas ao Gabinete do Governador e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

As discussões já percorreram as regiões do Cariri, Litoral Leste, Litoral Oeste e Maciço de Baturité, também incluindo o trabalho da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres. Os debates mostraram que é necessária a interiorização das políticas públicas e o envolvimento com todas as regiões do Estado, tanto na escuta das demandas como na resolução dos casos. “O importante desse processo está sendo a oportunidade de conhecer diversas realidades de violação e de promoção de direitos humanos em todo o Estado do Ceará e estabelecer contato com centenas de pessoas que lutam diariamente e incessantemente para garantir uma vida digna para si e para grupos vulnerabilizados, comunidades tradicionais”, destaca Demitri Cruz, coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará.

Nas regiões pelas quais passou a Conferência Regional Unificada teve uma dinâmica de dividir os grupos por segmentos e a partir daí discutir as propostas relativas a cada política pública. Vinte delegados de cada região foram eleitos. Em Fortaleza a expectativa é que o ciclo seja encerrado de forma positiva com propostas e troca de experiências.

Para Demitri Cruz essa é a oportunidade ideal de fazer um balanço geral das conferências regionais. “Esperamos fazer um debate franco, fraterno, intenso, com organizações sociais e movimentos populares que atuam na região metropolitana. Queremos dialogar com as comunidades tradicionais, com os movimentos de mulheres, de juventude, LGBT, de pessoas com deficiência, pra que possamos fazer um grande balanço da realidade dos direitos humanos do Estado do Ceará”, conclui.

A Conferência Estadual dos Direitos Humanos está prevista para os dias 22 e 23 de janeiro, também em Fortaleza.

Serviço:

Conferências Regionais Unificadas Direitos Humanos e LGBT – Região Metropolitana
Data: 16/12 (quarta-feira)
Hora: 8 horas
Local: Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – Av. Pontes Vieira, 2391 – entrada pela Barbosa de Freitas

– Confira a ficha de inscrição AQUI

02.12.2015

Carolina Carvalho ( anacarolina.carvalho@gabgov.ce.gov.br / 85 3133-3717 ou 3133-3718)
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898