Ceará recebe primeiro Mestrado profissional fora de sede do ITA

3 de dezembro de 2015 - 21:00

“Estamos aqui reunindo instituições de ensino para mostrar a importância deste momento histórico. É o primeiro curso do ITA fora de São José dos Campos. Estávamos sonhando que conseguíssemos trazer essa extensão, e um dos motivos para concretizar esse fato é que somos campeões do número de ingressos no ITA”. Foram as palavras do governador Camilo Santana ao lançar nesta nesta quinta-feira (3), no Palácio da Abolição, o curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (MP-Safety). A iniciativa inovadora será realizada pelo Estado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante a solenidade, Camilo Santana destacou os bons resultados na educação para a vinda do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ao Estado. “É um reconhecimento do resultado dos cearenses no ITA. Eu e a minha vice, Izolda Cela, temos priorizado muito a educação no Ceará desde o web ARI0549 1governo anterior, quando éramos secretários. Esse curso é um primeiro passo importante para que o ITA se estabeleça no Ceará, isso nos honra muito. Estamos de braços abertos para novos tipos de investimento na educação. Não tenho dúvida que o cearense saberá reconhecer e também dar a sua contribuição para o Ceará”, disse.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou o momento de grande importância em termos de visibilidade para o Estado. “O Ceará nesse momento luta para conseguir o HUB da LATAM e esse empreendimento chega como um apelo muito forte. Temos aqui um número considerável de ex-alunos participando desse projeto. O Ceará começa não apenas a exportar a inteligência, mas mostrar que podem atuar aqui. Estamos construindo a possibilidade não só dos alunos se formarem, mas também de trabalharem aqui. O governador está de parabéns por essa conquista”, disse.

O secretário de Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, que é ex-aluno do ITA, relembrou que esse momento é fruto de uma longa trajetória. “Hoje o Estado dá um passo fundamental para se integrar na sociedade do conhecimento. Uma sociedade que exige uma integração da universidade com empresas e Governo. Nos últimos anos, o Ceará tem investido na educação e os resultados estão aparecendo. Toda essa estratégia hoje é contemplada. É um ciclo que se fecha e outro que se abre, lembrando que tudo começou com o cearense Casimiro Montenegro, um jovem que saiu do bairro Jacarecanga para tentar a vida no Rio de Janeiro e acabou criando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, disse.

O reitor do ITA, Fernando Sakane, destacou com bom humor o alto número de alunos vindos do Ceará a ingressar no Instituto. “Quero destacar que estamos de volta ao Ceará para pagar uma dívida que tínhamos desde 1940. Brincamos ao dizer que o cearense de hoje é o japonês da década de 60. Antes diziam que para entrar no ITA era preciso expulsar os japoneses. Hoje os cearenses expulsaram os japoneses e as pessoas pessoas brincam que para entrar no ITA é preciso expulsar os cearenses. O sistema educacional do Ceará é algo que impressiona em todos os sentidos”, disse ele, acrescentando que em 2015, o ITA convocou 170 alunos. Deles, 61 são cearenses, o que representa cerca de 35% do total. Do total, 18 são mulheres e 10 delas são cearenses.

web ARI0452 1

Curso MP-Safety

As inscrições serão realizadas mediante o preenchimento de formulário específico até o dia 22 de janeiro. Para a realização dos exames de seleção foram disponibilizadas três datas: 13 de dezembro de 2015, 9 de janeiro de 2016 e 24 de janeiro de 2016. O local dos exames será o prédio da Secretaria do Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.

Poderão participar profissionais com curso completo de ensino superior que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação, almejando sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energia Renováveis, em nível de Mestrado Profissional.

O MP-Safety está dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017. A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017.

A terceira e última, incluindo desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado, está programada para o período de 13 de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2019. O curso terá como local o Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.

 

Clique aqui e conheça o processo seletivo

Hub da Tam

O Ceará, que atualmente disputa sediar o HUB (centro de conexões) da LATAM, foi, pelo quarto ano consecutivo, o estado recordista em número de alunos que ingressam no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), uma das mais conceituadas instituições de ensino de engenharia do mundo. E o Governo do Estado aproveita esse potencial, proporcionando aos cearenses a oportunidade de contribuir localmente para o desenvolvimento tecnológico do Ceará.

Considerando a perspectiva de implantação do Hub da TAM e da ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza, com a formação de mão-de-obra mais qualificada nessa área, o Ceará poderá se inserir com mais ênfase nas redes de transporte aéreo mundial, ampliando os efeitos multiplicadores diretos e indiretos para o conjunto da economia.

Atualmente, e de forma cada vez mais intensa, a construção de economias industriais modernas depende cada vez menos de mão-de-obra barata e abundância de recursos naturais, e mais de capacitação tecnológica e de sistemas de inovação setoriais e nacionais. Por essa razão, a vinda do MP-Safety proporcionará ganho de eficiência para o setor produtivo do estado, melhorando a competitividade da economia cearense, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento econômico do estado e a melhoria de renda da população cearense.

03.12.2015

Fotos: Ariel Gomes e Carlos Gibaja

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898