Coreaú é a 117ª cidade a ser ligada ao Cinturão Digital do Ceará

3 de dezembro de 2015

Coreaú será a 117º municipio cearense a ser ligado ao Cinturação Digital do Ceará (CDC). A ordem de serviço da obra será assinada em breve pelo governador Camilo Santana e vai possibilitar um trabalho de inclusão digital a milhares de pessoas daquela região, ao conectar, com internet de alta velocidade, escolas, hospitais, postos de saúde, instituições da administração estadual e municipal, delegacias, entre outros.

Na manhã desta quinta-feira (3), o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Alberto Albuquerque de Paula Pessoa, apresentou o projeto de expansão do Cinturão Digital ao Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Adalberto de Paula Pessoa informou que até 2016, mais 22 cidades serão beneficiadas. Recursos da ordem de R$ 5 milhões, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), já foram aprovados e estão disponíveis para as obras de expansão.

Hoje, Coreaú tem uma conexão por sinal de radio, com velocidade de 50Mbps. Com a ligação ao Cinturão Digital passará a contar com a velocidade máxima de 10 Gbps. A conexão será feita pelo anel principal nas proximidades do KM 21 da BR 222, em Sobral, na estrada de Cariré. Daí será levada a Coreaú ao longo de 41 km. No trajeto, a fibra óptica atravessa dois distritos de Sobral: em Aprazível, passa ao lado da nova fábrica de cimento da Votorantim, e no distrito de Pedras de Fogo, ao lado da igrjea.

O investimento, da ordem de R$ 1.289.495,96 (recursos do FIT), inclui a instalação de uma torre de 60 metros na Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar, que vai distribuir o sinal para distritos e cidades vizinhas, ao fazer o que na linguagem técnica é chamada de “iluminação” do entorno. Caberá à prefeitura de Coreaú definir as praças e logradouros que vão oferecer acesso livre para navegação na internet.

Participaram da reunião, além do secretário inácio Arruda e do presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, o Secretário de Obras de Coreaú, Edmundo Coelho, o Chefe de Gabinete da prefeita, Francisco Antonio Cristino, e técnicos da Etice.

03.12.2015

Emília Augusta
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898