Mais de 900 estudantes de Escolas Estaduais são premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática

3 de dezembro de 2015 - 19:11

Cerca de 980 estudantes da rede pública do Ceará foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).

Os alunos precisaram participar de duas fases para conquistar as premiações. A aplicação das provas aconteceram nas escolas inscritas no OBMEP. A primeira fase ocorreu no dia 2 de junho, onde foi aplicada e avaliada pelos próprios professores da escola. Já a segunda fase aconteceu no dia 12 de setembro, e foram aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP.

A olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Participaram da competição, neste ano de 2015, mais de 300 mil alunos de todo País.

Para o estudante Guilherme Lobo, do 2° ano da EEEP de Aurora, o prêmio foi resultado de muito esforço e do apoio que recebeu dos seus professores na escola. “Segui a orientação de Albert Einstein, que dizia que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e fiquei muito feliz com essa conquista”, afirmou empolgado, pois conquistou medalha de prata.

Os participantes da 11ª OBMEP foram divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridades. No nível 1 ficaram os estudantes do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adulto (EJA), já no nível 2 foram os do 8° e  9°, por fim no nível 3 os de Ensino Médio.

Os medalhistas  serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Acesse abaixo a lista de alunos premiados:

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Medalha de Bronze

Mensão Honrosa

 

 

03.12.2015

Larissa Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
larissa.cavalcante@seduc.ce.gov.br

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898