Governo intensifica ações para garantir abastecimento em Boa Viagem

4 de dezembro de 2015 - 20:30

O Governo do Estado, por meio dos órgãos de recursos hídricos e saneamento, vai empreender um esforço concentrado para socorrer o município de Boa Viagem, no Sertão Central cearense,  a partir da próxima semana. A Secretaria dos Recursos Hídricos (SR), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estarão mobilizadas para garantir o abastecimento de água na cidade. “A ideia é dar apoio ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para encontrarmos soluções que garantam o abastecimento humano”, aponta Hélder Cortez, assessor especial da Presidência da Cagece.

“Já construímos mais de 80 poços profundos na sede de Boa Viagem, mas as vazões – que já eram pequenas – estão rebaixando ainda mais. Vamos continuar trabalhando até encontrar as vazões mínimas necessárias para atender a população”, disse o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ao final da reunião.

A decisão de concentrar esforços em Boa Viagem foi tomada na reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu nesta sexta-feira (4) no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Os encontros são monitorados pelo governador Camilo Santana, que participa do evento uma vez por mês.

Ainda segundo o secretário, a partir da próxima semana, técnicos da Cogerh voltarão à cidade para fazer novas alocações de poços (estudos geofísicos que apontam os locais mais propícios à perfuração dos poços); na sequência, a Sohidra inicia a construção dos poços. “Nos de de pequena vazão, estamos instalando pequenos chafarizes. Já foram construídos 14 e estamos concluindo mais sete sistemas. Todos dentro da área urbana”, explica Teixeira.

Na próxima terça-feira, Cagece e Cogerh enviarão técnicos para, juntos com a equipe do SAAE local, procurarem maneiras de otimizar o aproveitamento da água atualmente retirada do aluvião do Açude Vieirão, que está seco. “A água do subsolo do açude tem sido de grande importância para o abastecimento daquela cidade. Vamos continuar trabalhando para obtermos sempre maiores vazões” diz Hélder Cortez.

Adutoras

adutora indepA adutora de Montagem Rápida que abastecerá Independência já está em fase de testes. “A água já está chegando à cidade”, comemora o superintendente da Sohidra, Yuri Castro. Ele explica que, mesmo com a instalação da energia para o acionamento das bombas prevista apenas para o próximo dia 10, os equipamentos foram ligados a grupos geradores para que os testes sejam realizados.

“Sempre encontramos problemas nesse tipo de obra: são feitas de forma emergencial, em prazos mínimos. Por isso, ligamos os equipamentos e, ao passo em que testamos, solucionamos os problemas e já estamos levando alguma água para Independência”, diz Yuri Castro.

A Adutora do Cedro, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Camilo Santana no último dia 28 de novembro, já começou a ser construída. A obra garantirá o abastecimento da sede municipal de Cedro a partir do Açude Ubaldinho. Estão sendo investidos R$ 6.202.873,75 do Tesouro Estadual.

04.12.2015

Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria dos Recursos Hídricos
85 3101.4004 | 98866.9963
henrique.silvestre@srh.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898